Alcatel-Lucent Enterprise leva a Internet das Coisas aos Alpes Suíços

Alcatel-Lucent-New

A ALE, que opera com a marca Alcatel-Lucent Enterprise, anunciou a implementação de tecnologia da Internet das Coisas (IoT) no túnel Gotthard que atravessa os Alpes Suíços numa extensão de 57 quilómetros.

A tecnologia presente veio a ser implementada para suporte à logística, monitorização da segurança e gestão do pessoal no terreno. O túnel fica dotado de uma rede que potencia a supervisão e controlo de inúmeros sensores, equipamentos de segurança, sistemas de gestão e fornecimento de energia em toda a extensão, para assegurar a segurança de passageiros e dos veículos 24 horas/ 365 dias por ano.

Mais de 450 unidades do switch Alcatel-Lucent OmniSwitch 6855 foram instaladas para conectar luzes, racks, sistemas energéticos, portas, sistemas de escoamento e ventilação, assim como videovigilância aos Centros de Controlo do Túnel existentes a sul e a norte.

A tecnologia foi instalada pelo parceiro de negócio Alpic InTec em coordenação directa com a Alcatel-Lucent Enterprise. Os dados recolhidos pelos sensores, monitores e equipamento de vigilância são transmitidos aos centros de controlo, e os sistemas a 16,7Hz e ZKE que monitorizam a rede energética e a temperatura das linhas, ligam directamente à Rede Ferroviária Suíça e ao seu centro de controlo em Berna.

Via ALE International.