Winston Churchill is alive

Por: Carlos Goncalves
Tempo de leitura: 3 min
Carlos Goncalves-CEO do Avila Spaces

Quando Winston Churchill afirmou em 1943 “We shape our buildings; thereafter they shape us”, provavelmente não imaginaria a pertinência da sua citação setenta e quatro anos depois.

É consensual que concebemos e moldamos os espaços onde trabalhamos e vivemos. O que Churchill desejou transmitir, é que os espaços de trabalho – o seu ambiente, a energia e a atmosfera criada – exercem uma grande influência nos profissionais.

Se compararmos um escritório encerrado entre quatro paredes, com luz artificial e onde a arquitectura não contempla o bem-estar dos colaboradores, com um local amplo, com espaços verdes, luz natural e áreas lounge, não temos dúvidas quanto às suas diferenças no que respeita à produtividade dos profissionais.

Nos dias de hoje, gestores, arquitectos e designers de interiores planeiam edifícios tendo em conta as diferentes personalidades do indivíduo e as diferentes tarefas em determinado contexto profissional – o grande desafio é garantir a coabitação de extrovertidos e introvertidos; profissionais criativos e profissionais que necessitam de estar mais focados nas suas tarefas. A combinação de diferentes espaços de trabalho no mesmo local parece ser a solução ideal.

O artigo ‘Workspaces That Move People’ da Harvard Business Review reflecte, na perfeição, estas tendências. A colaboração presencial vai sempre existir. Contudo, o design do espaço de trabalho apenas se tornará completo se contemplar as novas tecnologias de comunicação e colaboração digital. Tal como os espaços de trabalho moldam gerações de profissionais, o mesmo acontece com a tecnologia, que origina novos comportamentos.

Os Centros de Escritórios modernos onde, a partir do Escritório Virtual ou do Coworking nasceram grandes Multinacionais, são um excelente exemplo desta tendência. São espaços de trabalho que têm o foco na mobilidade, no conforto e na flexibilidade da sua utilização.

Winston Churchill lembrou-nos que depois de ‘criarmos o monstro’, é ele que nos molda e influencia: os espaços de trabalho são hoje a garantia de novos comportamentos, de uma nova cultura e de novos profissionais que os valorizam cada vez mais.

Carlos Gonçalves
CEO Avila Spaces

Exit mobile version