Review – Canon EOS 5D Mark IV

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Embora a Canon não precisasse de lançar esta DSLR, tendo em conta as excelentes EOS 5Ds e 5Ds R lançadas, a realidade é que a Mark IV da histórica EOS 5D chegou e com argumentos mais que suficientes para voltar a colocar a Canon na ribalta do mercado da fotografia profissional.

O novo sensor de imagem CMOS Full Frame com 30,4 MP consegue ser suficientemente rápido para usar em todo o tipo de ocasiões, desde as pausadas fotografias de paisagens, retratos e casamento, à azáfama do fotojornalismo desportivo, graças a uma capacidade de captação em modo contínuo de sete fotogramas por segundo.

A esta velocidade de captação junta-se a elevada rapidez e a eficácia dos novos modos de focagem automática, que combinam um sensor específico de focagem com 61 pontos (21 dos quais do tipo cruzado) com o sistema Dual Pixel AF, com detecção por fases no próprio sensor. Isto faz da Canon 5D Mark IV uma máquina que é tão rápida a focar quanto uma moderna compacta de lentes intermutáveis (mirrorless), com a vantagem de conseguir focar em situações com baixa (até mesmo péssima) luminosidade.

Sensor dinâmico
Mas justiça seja feita: é com boa luz que esta EOS se destaca, especialmente no exterior, graças ao elevado alcance dinâmico do sensor. Aqui tivemos uma agradável surpresa, devido à presença do sistema de conversão DAC integrado no sensor (igualmente usado na EOS 80D e 1DX Mark II). Isto permite manter as imagens com bastante detalhe, mesmo nas altas luzes e nas sombras, dispensando assim o uso de HDR, modo que a Canon ainda não conseguiu aperfeiçoar como a Sony fez com as suas Alpha.

Com uma sensibilidade ISO que varia entre 100 e 32 000, expansível a 50-102 400, este sensor consegue manter imagens livres de ruído e perfeitamente utilizáveis até níveis bastante elevados como 3200. Isto torna-a muito prática para usar mesmo em situações onde terá de explorar a iluminação ambiente existente.

Funcionalidades-extra
Igualmente importante foi a introdução de um vasto conjunto de novidades, como ligação USB 3.0, GPS com altímetro, Wi-Fi com NFC, ecrã táctil de 3,2 polegadas de elevada resolução (infelizmente, é fixo) e isolamento contra elementos (poeiras e humidade) significativamente melhorado.

A Canon 5D Mark IV pode ainda gravar vídeo em 4K (de 30 a 24 fps), ou FullHD (de 60 a 24 fps), com amostragem de cores (interna) 4:2:2 de 8 bits. Embora vendida sem objectiva, pude experimentar esta 5D Mark IV com a nova Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM II (1290 euros), que se destaca pela enorme versatilidade e excelente qualidade das imagens captadas.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version