Review – BQ Aquaris M8

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

O mercado dos tablets continua em declínio e embora apenas a Apple consiga manter a venda de tablets estável com a introdução de novos formatos na gama iPad, isso não impediu a BQ de renovar a sua família de tablets com um novo modelo, o Aquaris M8.

Este tablet é composto por um corpo robusto, agradável ao toque, sem precisar de ser fascinante. O tamanho é o ideal para quem precisa de um dispositivo para levar em viagem e, por exemplo, ver filmes ou séries num avião – a nova funcionalidade do Netflix, de visualização offline, veio em boa hora.

O ecrã IPS de 8 polegadas (1280 x 800), acompanhado por duas colunas frontais com 0,7 W de potência, pode não agradar aos utilizadores mais exigentes, que podem considerar esta resolução limitada. Mas ao avaliar a dimensão do ecrã, o custo do equipamento e a qualidade da imagem reproduzida, nunca senti essa limitação.

O processador utilizado, um MediaTek Quad-Core de 1,3 GHz, não surpreende, embora seja bastante competente, juntamente com os 2 GB de memória RAM, conforme comprovam os resultados obtidos nos testes.

Para uma utilização quotidiana livre de problemas, contribuiu também a tradicional inexistente personalização do sistema operativo (Android 6.0 Marshmallow), sendo este tal e qual como a Google idealizou. Em termos de armazenamento, este Aquaris M8 conta com um total de 16 GB, sendo que apenas 11 estão livres devido ao espaço ocupado pelo sistema operativo. Todavia, poderá sempre ampliar esse espaço com um cartão MicroSD até 256 GB. Menos apelativos foram os sensores de imagem (5 MP atrás e 2 MP à frente), que se limitam a cumprir os “serviços mínimos”. De resto, a bateria obteve a autonomia prevista (cerca de sete horas), tendo em conta os 4050 mAh de capacidade da mesma.

TABELA DE BENCHMARKS:
AnTuTu:
36 023
3D Mark Ice Storm Unlimited:
6167
PCMark 8 Work: 4325
PCMark 8 Autonomia: 474 minutos

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version