Microsoft e GNR assinalam Dia Europeu da Internet Segura

Microsoft-New

A Microsoft Portugal e a Guarda nacional Republicana (GNR) promovem, a partir de amanhã, dia 7 de Fevereiro e até sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, em todo o país, várias acções de sensibilização para as ‘boas práticas’ da navegação online, no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura.

Assinalado desde 2009, o Dia da Internet Mais Segura é promovido pelo Consórcio de Internet Segura de Portugal do qual fazem parte a Microsoft, a Fundação da Ciência e Tecnologia, a Direcção Geral de Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a PT Fundação.

Sob o lema ‘Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor!’, este é o quarto ano que a Microsoft Portugal e a GNR, em parceria, organizam uma campanha que terá como público-alvo as crianças e jovens, os encarregados de educação, a população sénior, alargando nesta edição aos agentes educativos.

As acções de sensibilização serão realizadas por 320 militares e por mais de 80 voluntários da Microsoft Portugal, que irão abordar temas como o cyberbullying, o furto de identidade, a privacidade, a incorrecção das fontes de informação, os vírus informáticos e a dependência da Internet.

A sessão inaugural terá lugar amanhã, dia 7 de Fevereiro, nas instalações da Microsoft no Parque das Nações junto ao Oceanário (Rua do Fogo de Santelmo, Lote 2.07.02), pelas 10:00 horas, onde estarão cerca de 340 crianças e jovens, 70 seniores, 40 encarregados de educação e 40 agentes educativos.

Durante o ano de 2016 foram registados 911 crimes informáticos, menos 157 do que no ano de 2015. Não obstante, com o aumento dos recursos tecnológicos, registou-se um aumento de outros crimes relacionados com o meio informático como é o exemplo das 3 171 burlas (mais 291) e das 98 extorsões (mais 22).

Via Microsoft Portugal, Guarda nacional Republicana (GNR).