É POSSÍVEL JOGAR ONLINE COM SEGURANÇA?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 5 min
Jogar em segurança

A Internet gerou uma revolução em quase todos os campos da nossa vida e a área dos jogos não foi excepção. Antigamente, a regra era reunir um grupo de amigos numa sala e passar horas a jogar um jogo de tabuleiro. Actualmente, o cenário é outro. Através de um computador, smartphone, tablet ou consola e de uma ligação à Internet podemos jogar o que quisermos com, ou contra, milhões de desconhecidos.

A Internet abriu portas e deu-nos a conhecer mundos intermináveis e pessoas que muito provavelmente nunca conheceríamos noutras circunstâncias. Apesar de todas as vantagens que este novo mundo nos oferece, há que ter em atenção o outro lado da moeda, principalmente no mundo dos jogos online.

Seja a jogar individualmente ou em simultâneo, mais conhecidos por jogos MMORPG ou MMO (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games), a diversidade de oferta de jogos é imensa e assim o nosso cuidado deve ser redobrado. Os jogadores investem grandes quantidades de tempo e em alguns casos até mesmo dinheiro, e para algumas pessoas torna-se uma oportunidade para fins ilícitos.

Internet Segura ;salienta que os principais riscos a que estamos expostos são o risco de interacção com estranhos que podem induzir-nos a revelar dados pessoais ou financeiros; o risco de hackers entrarem no nosso computador, tablet ou smartphone aproveitando vulnerabilidades de segurança que possam existir; o risco de infecção do nosso computador, tablet ou smartphone com malware e spyware; o risco de assédio e cyberbullying.

A empresa de segurança Kaspersky Labs elaborou ;uma lista de conselhos úteis para quando estamos a jogar online. Há que ter cuidado com os links e os ficheiros que nos enviam, devemos certificar-nos se vamos ser reencaminhados para sites seguros e verificar a extensão do ficheiro antes de o abrir para não nos tornarmos vítimas de phishing. Utilizar sempre passwords fortes e únicas, pois se a nossa senha for fraca, facilmente um hacker consegue entrar no nosso computador e contas. Ter um bom antivírus e tê-lo sempre activo também é essencial, se não tivermos as nossas defesas bem montadas não há maneira de garantir que pessoas indesejáveis se mantêm afastadas dos nossos dispositivos.

Para além dos famosos jogos multiplayer que nos permitem encarnar um personagem, ultimamente têm surgido outro tipo de jogos que se tornam, a cada dia, mais populares. Jogar poker online tem atraído novos jogadores todos os dias, mas é essencial que tenhamos cuidado quando escolhemos a nossa plataforma. Devemos escolher sempre sites certificados que expliquem todas as questões de segurança relacionadas com o seu software. Dentre os muitos sites no mercado, a maioria opta por ser extremamente rígida quanto a isso. Um bom exemplo é a PokerStars, que dispõe de ;uma área onde facilmente podemos ler sobre a política de Privacidade de Dados e a certificação do seu software. Mas atenção, não basta utilizar apenas software de fontes fidedignas. Há que ter o cuidado de manter os programas e aplicações sempre actualizados para não se aproveitarem de alguma vulnerabilidade do sistema.

Finalmente, uma das questões mais importantes a ter em atenção são as crianças. Os pais devem estar atentos aos jogos que os seus filhos estão a jogar, o seu conteúdo e linguagem, por exemplo, mas também com quem estão a jogar. A Norton compilou ;regras que todos os pais devem seguir para que os seus filhos possam jogar online com segurança. Algumas dessas regras passam por monitorizar o jogo dos filhos, usar o controlo parental disponível em alguns jogos e dispositivos ou ensinar os seus filhos a proteger a sua identidade.

Via ;Internet Segura, Kaspersky Labs, Norton, PokerStars.

Exit mobile version