Check Point revela novo ataque de smishing

CP-Smishing-New

A Check Point Software Technologies Ltd informa que no passado dia 26 de Janeiro ocorreu um novo ataque de smishing, que teve como alvo cidadãos da República Checa.

O smishing, ou phishing através de SMS, é um novo modo de ataque que consiste no envio de SMS por parte de organizações supostamente legítimas. Estas mensagens levam os utilizadores a descarregar uma aplicação maliciosa, através da qual os cibercriminosos acedem a informação privada, como a conta bancária ou o cartão de crédito.

Neste último caso ocorrido, os ciberatacantes simularam ser do serviço de correios, para que os utilizadores descarregassem uma aplicação com um Trojan perigoso. Assim que clicam no link da mensagem, os utilizadores são direccionados para um website parecido com a página oficial dos correios. O malware é então descarregado e instalado no dispositivo móvel. Posteriormente, o ícone do programa desaparece, mas este permanece em execução em segundo plano.

O malware comunica com o seu servidor C&C, que consegue enviar uma grande variedade de instruções, como por exemplo mensagens SMS a todos os contactos do utilizador ou a um número específico, com a intenção de difundir o malware. Também pode encerrar o dispositivo e mostrar uma mensagem de resgate, extorquindo o utilizador para que pague se quiser recuperar o controlo sobre o dispositivo.

Os utilizadores devem estar atentos e suspeitar sempre que receberem mensagens de SMS que não correspondam a um serviço solicitado e instalar aplicações apenas de proveniência segura.

Via Check Point Software Technologies Ltd.