Tubezito: já não precisa de se preocupar com os miúdos no YouTube

Uma das principais preocupações dos pais costuma ser o acesso a conteúdos impróprios que as crianças possam ver no YouTube, por exemplo. João Pina Souza é um exemplo disso....
Tubezito

Uma das principais preocupações dos pais costuma ser o acesso a conteúdos impróprios que as crianças possam ver no YouTube, por exemplo. João Pina Souza é um exemplo disso. Para evitar pesadelos a meio da noite, João criou o Tubezito, uma lista filtrada que garante que os miúdos possam ter acesso a filmes, vídeos e música sem conteúdos que sejam menos próprios para a idade.

Já não é novidade que as crianças estejam cada vez mais viradas para as tecnologias. Os piões, carrinhos e brincadeiras na rua são substituídos pelo YouTube, pelos tablets, pelos smartphones e muito mais. Com isso chegam também os Rucas, os Frozen e as Patrulhas Patas desta vida… e também o acesso mais ou menos acidental a conteúdos mais maduros.

Conforme conta João Pina Souza, pai de gémeos com cinco anos, teve a ideia nas férias de Agosto. «Os meus filhos em particular adoram o YouTube, já navegam, procuram, aumentam e diminuem som, entre outras particulares maravilhosas e inocentes. Apesar de ser um portal óptimo e com tudo o que se pode pedir, tal como fazer filtros de segurança e listas personalizadas as crianças arranjam sempre maneira de ver o que não devem… tal como alguns filminhos com personagens assustadoras e que quase sempre acabam com o “papi” a levantar-se várias vezes à noite.»

Por isso, conforme conta à PCGUIA, em Setembro, João criava uma lista personalizada, para uso familiar, que permitia que os filhos vissem os conteúdos favoritos na net, mas sem a parte da insegurança. «Agora, antes do Natal, lembrei-me de que poderia ser útil a mais pessoas e decidi dar uma cara lavada e mais amigável (mais bonita) e publicar o site.» Oficialmente, o Tubezito está disponível a partir do dia 21 de Dezembro, tendo já sido feitas algumas melhorias e optimizações, a pedido dos utilizadores.

Os conteúdos do Tubezito estão dependentes da responsabilidade dos respectivos autores no YouTube – por isso, é normal que haja alguns conteúdos que vão desaparecendo ou deixam de funcionar. Dividido em ‘Séries de que Gosto’, ‘Ver Filmes’, ‘Grupos e Música’ e ‘Bandas Sonoras’, está direccionado para crianças entre os três e os dez anos, com alguns dos conteúdos mais populares entre os mais pequenos. Caso os seus filhos não encontrem lá os conteúdos que querem, o Tubezito aceita sugestões. Aliás, João é bastante receptivo às sugestões de outros pais, disponibilizando o email [email protected] para que possam ser feitas sugestões e outros pedidos.

«O feedback tem sido o mais compensador, inclusivamente já criei mais conteúdos a pedido e solicitações», conta João. «Até estou já a preparar uma app móvel que sairá em breve com o mesmo conteúdo do site para maior segurança e eliminar por completo o uso do browser pelos mais pequenos.»

Com várias partilhas na página de Facebook, que tem pouco mais de uma semana de vida, João Pina Souza revela ainda que 80% dos utilizadores são portugueses e que as visualizações do Tubezito passam as 12 mil visualizações por dia.

 

Categorias
Internet

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link