Review – HP Omen 15

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A HP acabou de actualizar o seu Omen 15, um computador portátil dedicado aos adeptos de videojogos, com a vantagem de, além da óbvia diferença em termos de desempenho face aos inúmeros modelos da marca, ter um preço surpreendentemente acessível.

Os 1249 euros pedidos são um valor bastante apetecível para quem procura um computador portátil e que seja capaz de lidar com a grande maioria dos videojogos actuais, desde que não opte por aplicar todos os filtros possíveis e imaginários dentro do menu de definições de gráficos.

E se à questão do desempenho associarmos um visual surpreendentemente discreto, este HP Omen 15 consegue ser bastante atraente, fino e leve, tornando-o mais bonito que o anterior. Mas isto não significa que a HP não tenha aproveitado a sua orientação para aplicar alguns elementos decorativos que demonstram claramente o público-alvo deste equipamento, como o teclado retroiluminado a vermelho (Dragon Red).

Em termos de características técnicas, este portátil destaca-se pela excelente qualidade de imagem providenciada pelo ecrã de 15,6 polegadas IPS, que utiliza uma resolução FullHD 1920 x 1080, e pelo sistema de som optimizado pela Bang & Olufsen, uma solução interessante, mas incapaz de rivalizar com um bom conjunto de auscultadores, ideais para as longas sessões de jogo.

Por muito boa que seja a qualidade de som reproduzida, esta demonstrou dificuldades em destacar-se perante o ruído gerado pelo sistema de arrefecimento, que trabalhou sempre que corremos testes mais exigentes, como os jogos. A razão pelo qual o sistema de arrefecimento precisava de trabalhar a esta velocidade deveu-se aos componentes escolhidos de alto desempenho, como o processador Intel Core i7-6700HQ de quatro núcleos a 2,6 GHz (até 3,5 GHz em modo Turbo), os 16 GB de memória DDR4 e uma controladora dedicada Nvidia GeForce GTX 965M com 4 GB de memória dedicada.

Em termos de armazenamento, a HP foi bastante inteligente ao atribuir um disco SSD de 128 GB para o sistema operativo, permitindo assim acelerar bastante o Omen na sua utilização diária; já o disco SATA de 1TB presente é o ideal para armazenar os dados de que precisar. O facto de este funcionar a uma velocidade de 7200 rpm permitirá instalar os jogos mais pesados, sem precisar de se preocupar com o tempo que estes demorarão a abrir.

PCMark 8 (Home) PCMark 8 (Work) 3DMark (Firestrike) 3DMark (IceStorm) FarCry 4 (1920×1080 Very High) Metro L.L (1920×1080 DX11 Very High AF 16x)
3274 3285 5195 77 188 52,65 43,86 fps
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version