Review – Devolo dLAN 550+ WiFi

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Se a sua rede Wi-Fi doméstica tem dificuldade em chegar à casa toda nada como usar um kit powerline e esquecer os repetidores. Enquanto os extensores com tecnologia powerline conseguem oferecer uma ligação estável, os repetidores são difíceis de configurar para ficarem a funcionar como deve ser. Nesta ordem de ideias, a Devolo lançou recentemente um kit powerline que tem como única propósito fazer chegar a rede Wi-Fi a todas as zonas da casa. Chama-se dLAN 550+ WiFi e, como o nome indica, oferece uma velocidade powerline com um máximo de 550 Mbps e permite criar, ou ampliar, redes sem fios até à norma 802.11n.

A forma de colocar os kits Devolo a funcionar é muito simples: basta ligar a base à tomada e depois o router a esta mesma, através de um cabo de rede fornecido na caixa. O outro dispositivo tem de estar também ligado numa tomada junto à zona onde quer que a rede sem fios chegue. Como estão pré-emparelhados, detectam-se logo e começam a comunicar. Aqui o utilizador tem a opção de criar uma rede sem fios nova ou de usar os dados da rede já existente para a ampliar.

O único ponto negativo que tenho de apontar em relação a este sistema é que a velocidade anunciada é algo exagerada. Nos nossos testes conseguimos chegar apenas aos 250 Mbps nas comunicações entre os dois adaptadores powerline, o que, não sendo mau, está longe dos 550 anunciados. O Devolo dLAN 500+ WiFi dá-lhe ainda a opção de usar uma rede com fios através da entrada RJ-45 que está na parte de baixo dos adaptadores.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version