Review – Sony Alpha 68

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Como forma de provar que o encaixe Alpha não está “morto”, a Sony decidiu aproveitar algumas das funcionalidades e soluções usadas na A77 II para as adaptar a uma máquina significativamente mais acessível, mas igualmente capaz de captar imagens de elevadíssima qualidade.

Isto deve-se ao sensor APS-C de 24,2 MP, que tira partido de uma das soluções mais eficazes de focagem automática do mercado, o sistema 4D Focus AF, que recorre a 79 pontos de focagem (15 do tipo cruzado) através de um sensor adicional do tipo f/2.8, que permite focar com precisão mesmo em situação de fracas condições luminosas.

Em conjunto com o processador de imagem Bionz X, este sensor é capaz de captar imagens com uma sensibilidade máxima ISO de 25 600 (embora a imagem comece a revelar demasiado ruído acima de ISO 3200) e fotografias em modo contínuo até oito imagens por segundo, algo raro de encontrar numa máquina com este preço.

O vídeo não foi esquecido, sendo esta Alpha 68 capaz de captar conteúdos de elevadíssima qualidade em formato FullHD até sessenta fotogramas por segundo, com o vídeo a tirar partido do excelente sistema de focagem automática contínua, mantendo os objectos (ou pessoas) sempre focados.

Se até aqui a A68 era bem mais barata do que era suposto, por tudo o que oferece, começam agora a revelar-se as razões do preço acessível deste equipamento, começando pela qualidade de construção. Embora seja muito boa em termos ergonómicos, visto usar um corpo similar à A77 II em dimensão e na disposição dos comandos, os materiais usados produzem um tacto demasiado plastificado, como o encaixe da objectiva em plástico em vez do anel metálico, habitualmente encontrado em qualquer máquina fotográfica com objectivas removíveis.

Existem ainda duas limitações a assinalar: a falta de ligação Wi-Fi para uma partilha imediata das imagens captadas (ou uso do smartphone para disparo remoto) e a utilização de um ecrã basculante de menor dimensão (2,7 polegadas) e resolução (460 mil pontos). Felizmente, o visor electrónico é de elevada qualidade e permite compensar o ecrã basculante menos capaz.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version