Review – Asus Zenbook 3

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

O Asus Zenbook 3 é uma evolução da tendência iniciada pela Apple com o novo MacBook: trata-se de um computador muito fino com um ecrã de 12,5 polegadas capaz de uma resolução máxima de 1920 x 1080. O processador é um Intel Core i7 7500 U com dois núcleos a funcionar a 2,70 GHz em modo normal e a 3,5 GHz em modo turbo. A acompanhar este CPU estão 16 GB de memória DDR3 a 2133 MHz e uma drive SSD com 512 GB. A gráfica não é dedicada, trata-se do GPU Intel HD Graphics 620 que partilha a memória RAM com o resto do sistema.
Semelhanças como MacBook
Tal como acontece como MacBook, este Zenbook apenas tem uma entrada para auscultadores e uma USB Type-C que pode ser usada tanto em modo USB, como em modo Thunderbolt. Mas, ao contrário da Apple, a Asus oferece um adaptador que permite converter a entrada USB Type-C em USB normal. Este adaptador tem também uma entrada HDMI para ligação do Zenbook a um monitor e uma outra entrada USB-C que permite o carregamento da bateria enquanto se usa a entra USB.
O teclado é semelhante ao do MacBook, mas a teclas têm um curso mais longo, logo são mais confortáveis de usar. O trackpad não é muito preciso e inclui um sensor de impressões digitais junto ao conto superior direito. O sistema operativo é o Windows 10. Com 910 gramas é, naturalmente, um computador construído para viajar.

Bateria em défice

Este Zenbook 3 é uma máquina muitíssimo bem acabada, toda feita em metal azul-escuro com apontamentos em dourado. As letras nas teclas também são douradas. A qualidade da imagem é muito boa, com níveis de nitidez e recorte acima do normal.

Tirando o trackpad, que simplesmente exige a utilização de um rato, se tal for possível, a experiência de utilização do Zenbook 3 é do melhor que a se consegue num portátil Windows.
No entanto, há mais um ponto que se destaca nos nossos testes: a duração da bateria podia ser um pouquinho melhor. Esta dificuldade só pode ser atribuída ao facto de o Zenbook, versão portuguesa, ter um Intel Core i7 que é muito mais potente, mas também muito mais guloso em termos de energia. Como se costuma dizer, não há milagres…

Na bancada de testes

Para medir o desempenho do Zenbook usámos a nossa bateria de benchmarks da Futuremark composta pelo PCMark 8 (testes de utilização doméstica e profissional); PCMark 8 Profissional Battery Test (simula a utilização corrente do computador) e também o 3DMark com o teste Cloudgate, (apropriado para computadores portáteis “correntes”, ou seja que não foram pensados para jogos). Se quiser saber mais sobre os testes da PCGuia dê um salto a pcguia.pt/como-testamos.

Enquanto nos testes de desempenho o Zenbook obteve resultados muito interessantes, nos testes de bateria este Asus obteve cerca de 3 horas e 40 minutos de autonomia.

PCMark 8 Work PCMark 8 Home PCMark 8 Battery (Work) 3Dmark Cloudgate
3356 3215 215 minutos 6225
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version