Google lança plataforma para dar mais competências digitais aos jovens portugueses

Google Atelier Apresentação

Chama-se Atelier Digital e é uma iniciativa da gigante da Internet para que os jovens portugueses possam ter mais competências digitais. Tudo para que possam ser enfrentar a economia digital, defende a empresa.

A iniciativa conta com o apoio de órgãos como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ou o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. A ideia é que os jovens possam ter mais acesso às ferramentas necessárias para entrar na onda das oportunidades de digitalização da economia – e, consequentemente, a fomentar o empreendedorismo no país.

Primeiro, estes cursos do Atelier Digital serão dados online, mas haverá também um regime presencial, com a duração de três dias, que arranca em Setúbal, Leiria e Aveiro, no início de 2017. Estas sessões de formação gratuita estarão disponíveis para pessoas com ou sem grau académico, empregadas ou desempregadas.

Mas voltemos ao online. Nesse tipo de formação, estarão disponíveis 23 módulos que cobrem diferentes áreas de competências digitais, como por exemplo, pesquisa, email, redes sociais, redes display, vídeo, e-commerce e web analytics. A formação é feita recorrendo a tutoriais em vídeo seguidos de actividades. No final, está disponível um teste que permite obter uma certificação reconhecida pela IAB Europe.

Já é possível ter acesso aos diferentes módulos de formação online e até criar um plano de aprendizagem pessoal no site Google Atelier. As inscrições para a fase presencial também já estão disponíveis, através do mesmo site.