CiênciaNotícias

Equipa da Universidade Nova de Lisboa vence Prémio de Inovação INCM

INCM Prémio Inovação

A equipa da Universidade Nova de Lisboa coordenada pela investigadora Elvira Fortunato foi a vencedora do Prémio de Inovação da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, com uma ideia chamada «Papel Secreto – uma abordagem inovadora e de baixo custo».

O objectivo desta ideia passa por desenvolver sistemas electrónicos que usam tecnologia embebida e implementada em papel, para que seja possível aumentar a segurança de documentos, por exemplo. Um dos exemplos dados está ligado à segurança de documentos de identificação ou de viagem, por exemplo.

A ideia vencedora garantiu o financiamento de 450 mil euros que vão ser investidos no projecto, além de um prémio de 10 mil euros. A equipa é composta por Elvira Fortunato, Rodrigo Martins, Luís Pereira e Pedro Branquinha, que fazem parte do Centro de Investigação de Materiais, com João Goes e João Pedro Oliveira, do Centro de Tecnologia e Sistemas do Instituto UNINOVA.

Além desta ideia vencedora, foi ainda assegurado o financiamento em cinco mil euros do projecto «Cunhagem de moedas total ou parcialmente transparentes», que foi apresentado por Paulo Martins, do Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico.

O projecto «Diminuição da colonização bacteria em moeda metálica» ganhou uma menção honrosa neste Prémio Inovação. A ideia foi apresentada pela equipa de investigadores Carla Carvalho, do Instituto de Bioengenharia e Biociências do Instituto Superior Técnico, Maria José Carvalho, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Telmo Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

PCGuia
Cátia Rocha
É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link