Review – Dell Vostro 15

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Dell fez-nos chegar o novo modelo da família de computadores Vostro. Estas máquinas são desenhadas especialmente para a utilização em ambientes empresariais, pois são PC bastante mais sóbrios que aqueles que se encontram nas lojas. Os materiais usados também são um pouco mais fracos para tornar estas máquinas um pouco mais baratas que as outras. É o triunfo da ‘função’ sobre a ‘forma’.

Como o nome indica, este Vostro tem um ecrã de 15 polegadas que oferece uma resolução máxima de 1920 x 1080. Os gráficos estão a cargo de um sistema duplo que inclui uma GPU Intel Graphics 620 integrado no processador Core i5 e um GPU Nvidia GeForce 940MX com 4 GB de memória dedicada GDDR 5. Este sistema duplo serve principalmente para ajudar na poupança da carga da bateria porque, quando se estão a executar programas menos exigentes graficamente, é o GPU Intel, menos potente e mais poupados energeticamente, que funciona.

Quando se usam programas mais pesados, como jogos, é o Nvidia que entra em funcionamento. Como mencionei acima, o Vostro tem um processador Intel Core i5 a 2,5 GHz, mas pode chegar aos 2,7, em modo Turbo. O processador está acompanhado de 8GB de memória RAM DDR4. Este computador tem ainda 256 GB de armazenamento SSD.

No que respeita a ligações, o Dell Vostro oferece algumas entradas que já vão sendo pouco comuns de encontrar, fruto da sua vocação empresarial. Senão vejamos: inclui uma entrada para redes com fios, quatro USB, uma HDMI e também uma entrada VGA (!). Por fim, este computador tem também um leitor de cartões de memória SD.

O teclado (completo com teclas numérico) é retroiluminado. O trackpad é muito grande, o que permite a sua utilização confortável com vários dedos. Esta característica cria também um problema de precisão a clicar nos ícones, porque às tantas está-se a clicar com o botão direito em vez do esquerdo, sem se dar por isso. Por isso, aconselho-o a comprar um rato se quiser usar o Vostro como deve ser.

A qualidade de montagem podia ser um pouco melhor, mas não é má. Este computador é algo pesado, com 1,8 Kg; aliás é o mais pesado que nos passou por cá desde que iniciámos o método de avaliação actual.

Nas medições, o Dell Vostro 15 portou-se muito bem, tendo sido mesmo o mais rápido em algumas medições, como por exemplo a dos gráficos 3D. Com quatro horas, a bateria também oferece uma boa autonomia, embora fique longe das seis obtidas por outros computadores do nosso ranking.

Arranque (seg.) PCMark 8 Work PCMark Home PCmark 8 Bateria (min) 3D Mark Cloudgate
27,6 3129 2806 240 7642
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version