Restaurar versões anteriores de documentos

Restaurar versões

Podemos usar mil e uma desculpas para tentar justificar a eliminação ou alteração chata de um ficheiro importante. No entanto, nada disso alterará o resultado final: uma viagem ao muro das lamentações. Mais vale instalar o PreviousFileRecovery e tratar disso.

Este programa, criado pela NirSoft, empresa israelita, permite recuperar versões anteriores de ficheiros, até mesmo aqueles que já foram eliminados por acidente. O programa procura no seu computador por qualquer versão de ficheiro que tenha interessa.

Passo 1:

Antes de instalar o PreviousFileRecovery, que é um programa gratuito, convém saber se tem um sistema operativo de 32 ou 64 bit. Para averiguar, clique com o botão direito do rato em ‘Este PC’ no Explorador de Ficheiros e, depois, escolha, ‘Propriedades’ e verifique o campo ‘Tipo de Sistema’. Volte ao site e faça o download da respectiva versão. O download começará a ser feito. Depois disso, abra o ficheiro. Atenção que não será criado um atalho no Ambiente de Trabalho – mais vale arrastar o ficheiro PreviousFileRecovery.exe para o desktop. Abra depois o ficheiro para ter acesso ao programa.


Passo 2:

Em primeiro lugar, pode começar por restaurar todas as versões de ficheiros – mesmo daqueles que já eliminou, de qualquer pasta do computador. Isto é possível porque tanto as versões anteriores, como os ficheiros apagados ficam como cópias na cache do Windows (até mesmo depois de esvaziar a Reciclagem). Carregue nas reticências que estão junto do campo ‘Base Folder’ e escolha qual a pasta de onde quer recuperar ficheiros. Depois clique em ‘OK’.


Passo 3:

Em ‘Subfolders Depth’ (o número de subpastas em que o programa procura) verifique se tem a opção ‘Unlimited’ e que tem as três caixas de baixo marcadas. Nas opções abaixo, escolha o seu filtro de busca. O tempo que o programa demora a fazer isto, depois de carregar em ‘Start’, depende do número de ficheiros e das mudanças que tenham sido feitas na pasta.


Passo 4:

Depois de ter feito o scan, terá acesso a uma lista dos ficheiros apagados ou a versões anteriores dos mesmos. Na coluna ‘Item Type’ poderá ver se se trata de um ficheiro antigo ou de um ficheiro eliminado. Para recuperar, basta carregar com o botão do lado direito do rato e escolher ‘Recover Selected Files/Folder. Clique novamente nas reticências para escolher o destino destes ficheiros recuperados.


Passo 5:

Se sabe qual o formato específico que quer procurar, pode escrever o formato em no campo ‘Files Wildcard’. Note-se que escrever *doc vai fazer com que não encontre os mais recentes ficheiros Word ou PDF.


Passo 6:

Para ter uma leitura mais fácil dos resultados, pode encontrar mais opções de visualização no menu ‘View’. É possível escolher se quer ver os resultados com uma grelha (‘Show Grid Lines’), por exemplo. Se preferir não ver as colunas que apresentam resultados semelhantes, carregue em ‘Choose Columns’ para escolher quais as colunas a esconder.