MercadosNotícias

Presidente da República inaugura Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Viseu

inauguracao-centro-01

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou hoje o Centro de Inovação Tecnológica de Viseu, um novo centro nearshore do Grupo IBM, gerido pela Softinsa.

Este Centro, que resulta de uma parceria conjunta com a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico da cidade, visa a prestação de serviços a clientes nacionais e internacionais, tendo por base modelos cloud, manutenção e desenvolvimento aplicacional, outsourcing de processos de negócio, helpdesk, entre outros, e ainda com um foco na criação de soluções tecnológicas na área das Smarter Cities.

Na sua plenitude, prevê-se que o novo centro localizado no parque industrial de Coimbrões, Viseu, venha a receber 120 profissionais.

Durante a sessão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou a IBM pelo novo centro, referindo que a IBM esteve sempre ligada a aspectos fundamentais do desenvolvimento português.

«A IBM Portugal tem dado, nos últimos anos, passos ambiciosos no investimento no nosso país nos três vértices do crescimento económico: investigação e desenvolvimento, educação e emprego. Exemplo disto é a aposta que temos vindo a fazer em centros de competências nearshore», sublinhou o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima.

«Este é um importante investimento para Viseu. O Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Viseu abre um ciclo de grande oportunidade para o desenvolvimento da cidade como Smart City e para o reforço do nosso cluster regional de tecnologias. Com este centro, Viseu conquista um selo poderoso no domínio tecnológico e demonstra a sua atractividade no mapa económico», referiu também o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.

Para o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Fernando Sebastião, «o estabelecimento desta nova parceria com o município de Viseu e com a IBM, que viabilizou a instalação do Centro de Inovação Tecnológica, confirma a importância estratégica do Instituto no desenvolvimento da região. Com este projecto, o IPV cumpre, mais uma vez, a sua missão de ligação à sociedade, contribui para o emprego qualificado dos seus diplomados e reforça a sua notoriedade e atractividade enquanto instituição pública de ensino superior».

A criação do novo centro em Viseu surge também da necessidade de criar um espaço de competências complementar ao Centro Tecnológico em Tomar, inaugurado em 2013, por forma a trabalharem em sinergia.

Via IBM.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×