CiênciaMultimediaNotícias

Novas imagens mostram local da colisão do módulo ExoMars Schiaparelli

exomars-schiaparelli-01

Novas imagens de alta resolução obtidas pela sonda ‘Mars Reconnaissance Orbiter’ (MRO) da NASA, a 1 de Novembro, mostram partes do módulo ExoMars Schiaparelli e o seu local da aterragem no planeta Marte.

O Schiaparelli chegou à região de Meridiani Planum a 19 de Outubro, enquanto a nave-mãe, ‘Trace Gas Orbiter’, começou a orbitar o planeta. A sonda espacial fará as suas primeiras observações científicas a partir de 20 de Novembro, incluindo as suas primeiras imagens do planeta desde a sua chegada.

Uma das imagens mostra que as manchas brancas brilhantes em torno da região escura, interpretadas como o local de impacto, não são susceptíveis de ser ‘ruído’ na imagem e, portanto, são provavelmente fragmentos do módulo Schiaparelli. A cerca de 900 metros a sul, o pára-quedas e escudo térmico traseiro também foram agora retratados a cores.

No tempo que decorreu desde a última imagem, tirada a 25 de Outubro, o esboço do pára-quedas mudou. A explicação mais lógica é que tenha sido deslocado pelo vento. Uma reconstrução estéreo desta imagem poderá também ajudar, no futuro, a confirmar a orientação do escudo térmico traseiro.

A investigação prossegue no sentido de apurar a causa dos problemas encontrados por Schiaparelli durante a descida de seis minutos.

Via Agência Espacial Europeia.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×