EventosNotícias

FCT Coding Fest levou a 'Hora de Código' a cerca de 250 alunos

fct-coding-fest-new

O FCT Coding Fest, que decorreu este sábado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (FCT-NOVA), convidou os alunos de 10 escolas a interagir na actividade ‘A Hora de Código’.

Sentados lado a lado em frente ao computador, os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos discutiram sobre como compor alguns blocos coloridos de código de forma a comandar um pequeno monstro faminto num labirinto e ajudá-lo a encontrar as suas bolachas preferidas.

Na sala ao lado, mais de 160 professores, responsáveis educativos, pais e outros convidados assistiram à palestra de ‘Computing Science for Every Child: England’s experience’ apresentada por Duncan Maidens, Birmingham University e membro da organização Computing at School.

Este profissional apresentou a sua teoria de que o pensamento computacional é algo que as pessoas podem fazer, e não os computadores. Para Duncan Maidens, o pensamento computacional é a nova literacia do século XXI que fomenta a empregabilidade na sociedade do conhecimento e da inovação.

Esta iniciativa da FCT-NOVA, que antecipou o Movimento Código Portugal, foi realizada pelo Departamento de Informática e NOVA LINCS e ocorreu pela primeira vez em Portugal com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Direcção-Geral de Educação e ainda com o envolvimento da Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica).

Via Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×