Atos lança programa industrial de computação quântica na Europa

atos-new

A Atos lançou um programa industrial, o ‘Atos Quantum’, que tem como objectivo o desenvolvimento e a comercialização de soluções de computação quântica.

A Atos vai desenvolver uma plataforma de simulação quântica que permita aos investigadores testarem desde já os algoritmos e as soluções de software destinadas aos futuros computadores quânticos.

A Atos vai também desenhar arquitecturas computacionais que permitam que as aplicações beneficiem da capacidade exponencial da computação quântica e dos ambientes standard disponíveis nos supercomputadores convencionais.

O ‘Atos Quantum’ está inserido no ecossistema tecnológico da Atos, que conta com 15 centros de I+D e com um novo laboratório de desenvolvimento e investigação quântica em França, que foi criado no âmbito do novo programa e que dispõe de uma equipa inteiramente dedicada a este tema.

O ‘Atos Quantum’ beneficia igualmente do dinamismo do grupo na área dos supercomputadores, da simulação numérica e da cibersegurança.

Espera-se que a computação quântica responda aos desafios da Big Data e da Internet das Coisas. Deverá, além disso, permitir uma série de novos avanços e de aprofundamento dos conhecimentos actuais, e a inteligência artificial. A fim de desenvolver estas matérias, a Atos irá colaborar com centros de investigação e universidades de todo o mundo.

Via Atos.