App da Novartis ajuda doentes com esclerose múltipla a controlar sintomas

symtrac-new

A esclerose múltipla afecta cerca de 5 mil portugueses. Em todo o mundo são mais de 2,3 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio.

A Novartis lançou uma aplicação para os dispositivos móveis Android e iOS para ajudar as pessoas com esclerose múltipla a controlar os seus sintomas.

Disponível como download gratuito na loja Google Play e na App Store, a app SymTrac, além de incluir um conjunto de exercícios físicos para ajudar os doentes, permite também guardar os registos dos medicamentos tomados e colocar alertas para a sua toma e consultas agendadas.

Os dados introduzidos na aplicação vão ajudar os profissionais de saúde a perceber se o doente teve uma recaída e a decidir se há necessidade de alterar o tratamento.

«Esta iniciativa reforça o nosso compromisso para com o doente na perspectiva de descobrir novas formas de melhorar as suas vidas». refere Cristina Campos, Directora Geral da Novartis Portugal.

Via Novartis