Ajuste as definições de energia do Windows

Saiba como ajustar o seu computador para despertar imediatamente e altere as acções do seu computador portátil para quando fechar a tampa do mesmo....

Saiba como ajustar o seu computador para despertar imediatamente e altere as acções do seu computador portátil para quando fechar a tampa do mesmo.

1 – Despertar após modo de suspensão

Certamente que já terá ocorrido aquela irritante situação em que, após deixar o computador parado, ao regressar, encontrou um ecrã preto e um computador sem qualquer tipo de resposta. Para alterar essa situação, deverá reiniciar o computador, pressionando o botão de energia durante dez segundos (até que o mesmo se desligue definitivamente) e volte a clicar para o ligar. Após entrar no Windows, clique no menu Iniciar e escreva Gestor de Dispositivos. Aqui clique na opção ‘Rato e outros dispositivos apontadores’ e clique com o botão direito no dispositivo indicado. Agora escolha a opção propriedade e no separador ‘Gestão de Energia’ clique na função ‘Permitir que este dispositivo reactive o computador’. Repita o processo para o teclado, para que ambos os dispositivos permitam ligar o computador, caso ele volte a entrar em modo de suspensão.

2 – O portátil desliga-se ao fechar a tampa

Ao fechar a tampa do seu computador portátil, a probabilidade de este se desligar é bastante elevada. Se esta situação não é a que deseja, poderá alterá-la ao clicar no menu ‘Iniciar’ e escrever opções de energia. Aqui, deverá escolher a opção ‘Alterar definições do esquema’ junto ao esquema de energia que tradicionalmente usa e na opção ‘Alterar definições avançadas de energia’ > ‘Botões para ligar/desligar e tampa’ > ‘Acção de fechar a tampa’ e, nas opções seguintes, disponíveis alterar o modo pré-definido para ‘Não fazer nada’ em ambos.

3 – O portátil desliga-se a meio de um filme

Se durante um vídeo em DVD ou no Netflix o seu portátil tem a mania de se desligar por não registar qualquer tipo de actividade no teclado e rato, terá de fazer uma pequena alteração nas opções de energia. Mais uma vez clique no menu ‘Iniciar’ e escreva opções de energia, escolhendo de seguida a opção ‘Alterar definições do esquema’ no esquema que habitualmente utiliza. No ecrã seguinte, altere o valor apresentado para ‘Nunca’, tanto na opção ‘Desligar o ecrã’, como em ‘Colocar o computador em hibernação’.

4 – O ecrã altera o brilho

Já presenciou aquele momento em que o portátil altera o brilho quando o liga à corrente ou o desliga? Para acabar com isto, basta aceder ao menu ‘Iniciar’, escrever opções de energia e escolher o plano que habitualmente usa, seja ele o de elevado desempenho, equilibrado ou poupança de energia. Agora, clique em ‘Alterar definições do esquema’ e, no ecrã seguinte, ajuste a luminosidade de plano para o mesmo valor, tanto quando estiver com a bateria como ligado à corrente. Tenha em atenção a uma coisa: se colocar o brilho no máximo, este irá gastar mais bateria quando estiver desligado da corrente.

5 – Retire a palavra-chave ao “acordar” o PC

Este problema está habitualmente associado aos computadores que se desligam quando estão algum tempo sem ser usados e que, para “acordar” demoram sempre mais algum tempo, devido à necessidade de voltar a introduzir uma password. Para alterar esta definição entre no menu ‘Iniciar’, escreva opções de energia e clique onde diz ‘Pedir uma palavra-passe na reactivação’. No ecrã seguinte, marque a opção ‘Não pedir uma palavra-passe’.

6 – O Windows 10 não instala actualizações

Se o seu Windows 10 (e outras versões) teima em tentar constantemente instalar uma actualização sem sucesso durante o processo de reiniciar, isto poderá estar relacionado com o facto de ter o Windows definido para um início rápido. Para verificar esta situação, aceda às opções de energia a partir do menu ‘Iniciar’ e seleccione a opção ‘Escolher o que faz o botão para ligar/desligar’. Aqui, deverá procurar a opção ‘Ativar arranque rápido’ e desactivar a mesma. Se não conseguir ajustar este parâmetro, terá de clicar primeiro na opção em cima (‘Alterar definições que estão atualmente indisponíveis’). Por fim basta reiniciar o computador para que este possa instalar a actualização pendente.

Categorias
Guia completo

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link