Review – Tamron SP 85mm Di VC USD

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Acabada de conquistar o Prémio EISA de melhor objectiva para DSLR para 2016-2017, a Tamron SP 85mm Di VC USD tem conquistado todos aqueles que têm tido oportunidade de a experimentar.

Este modelo de 85 mm é o exemplo perfeito do empenho que a Tamron tem efectuado com a sua linha premium SP, ao lançar a primeira objectiva de distância focal fixa com grande abertura (f/1.8) com tecnologia de compensação de vibração, habitualmente conhecida como sistema de estabilização óptica de imagem.

Recorrendo a elementos ópticos de baixa dispersão (LD) e ultrabaixa dispersão (XLD), que minimizam os efeitos de aberrações cromáticas, esta objectiva é ideal para retratos, com os 85 mm de distância focal em máquinas com sensor FullFrame, ou 135 mm em máquinas com sensor APS-C, sendo a elevada abertura de f/1.8 e as nove lâminas arredondadas ideais para uma desfocagem suave do fundo (bokeh).

Os 700 gramas de peso, bem como os materiais usados, revelam uma qualidade de construção fora do normal, sendo esta auxiliada pelo recurso a fluorite para o revestimento do elemento óptico exterior, permitindo assim repelir água e poeiras, facilitando a limpeza do mesmo. Igualmente presente está um vedante na zona de encaixe, que evita a entrada de água e humidade.
Disponível nos três principais encaixes (EF para Canon, AF para Nikon e A para Sony), utilizámos a versão para Canon, em conjunto com a excelente Canon EOS 5DS, para tirar total partido das capacidades desta objectiva, que surpreendeu, e muito.

É certo que o preço poderá não ser tão apelativo quanto alguns modelos rivais, como a Canon EF 85mm f/1.8 USM, que custa sensivelmente metade, ou a Nikon AF-S 85mm f/1.8G que custa menos 200 euros, porém a primeira já possui 24 anos de idade e a segunda uma construção plástica que deixa bastante a desejar.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version