NotíciasSegurança

Polícia Judiciária junta-se à iniciativa No More Ransom

no-more-ransom-new

Apenas três meses depois do lançamento do projecto No More Ransom, Portugal junta-se a uma iniciativa mundial para combater o ransomware.

A campanha No More Ransom teve início a 25 de Julho, na sequência de um acordo entre a Polícia Nacional da Holanda, a Europol, a Intel Security e a Kaspersky Lab, cujo objectivo era melhorar o nível de cooperação entre a polícia e o sector privado na luta contra o ransomware.

O objectivo do portal é oferecer um recurso útil às vítimas, onde podem encontrar informação sobre o que é o ransomware, como funciona e, mais importante, como se podem proteger dele.

A Polícia Judiciária vai trabalhar com a Polícia Holandesa, Europol, Kaspersky Lab e Inter Security na luta contra este problema. Em simultâneo com Portugal, há entidades de segurança de outros 12 países que também agora se unem ao projecto. Os novos membros são Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Colômbia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Espanha, Suíça e Reino Unido.

De acordo com o Director Nacional da Polícia Judiciária, José Almeida Rodrigues «a presente iniciativa insere-se na aposta que deve ser feita no combate ao cibercrime, e a assinatura de parceria constitui-se como uma iniciativa importante da Policia Judiciária no tema da cooperação internacional, sempre norteada por objectivos muito claros e directamente ligados às necessidades da investigação criminal, ou seja: acautelar a possibilidade de identificação de autores de crimes ‘on-line’ cuja ameaça é crescente, e por outro lado, contribuir para uma informação esclarecida das vítimas de Ransomware, nomeadamente recuperando a sua informação e dados pessoais, protegendo e acautelando futuros ataques e informando que não devem participar, ainda que inadvertidamente, no financiamento de grupos de crime organizado».

Para melhorar ainda mais os resultados, o portal está actualmente a ser adaptado para apoiar diferentes versões linguísticas. Espera-se que mais forças de segurança e organizações do sector privado se aliem ao programa nos próximos meses.

Via Kaspersky Lab.

PCGuia
Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link