Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
CiênciaHardwareNotícias

Isolamento térmico do módulo Schiaparelli da ExoMars foi criado em Portugal

hps-01

As protecções térmicas do módulo Schiaparelli da sonda ExoMars da Agência Espacial Europeia (ESA) foram desenvolvidas, produzidas e integradas no módulo pela HPS, empresa sediada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

A HPS foi a responsável pelo desenvolvimento da parte térmica do módulo Schiaparelli. O projecto, que começou em 2012, contou com a participação da empresa portuguesa em todas as fases do projecto, desde o desenho preliminar passando pelos testes de qualificação até à integração do hardware na sonda.

«Foram necessárias várias horas de desenvolvimento e testes para assegurar os exigentes ambientes da missão. Nesta missão foi necessário assegurar que os vários equipamentos estavam protegidos das temperaturas muito baixas durante a viagem Terra-Marte, bem como das muito altas durante as manobras de entrada e pousar no planeta Marte», afirma Celeste Pereira, COO – Chief Operating Officer.

O lançamento da sonda europeia foi feito com sucesso no dia 14 de Março de 2016 e a viagem durou cerca de 7 meses.

Via UPTEC, HPS.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×