Investigador da FCT Nova ganha Prémio Científico IBM 2015

entrega-premio-ibm

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, presidiu hoje à Cerimónia de Entrega do Prémio Científico IBM 2015, que distinguiu Matthias Knorr, de 35 anos, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, pelo trabalho ‘Raciocínio Eficiente combinando Regras Não-Monótonas e Ontologias para a Web Semântica’.

A cerimónia teve lugar na FCT NOVA, e distinguiu o melhor trabalho de investigação referente ao ano de 2015 a concurso na área das Ciências da Computação e Tecnologias de Informação.

«É uma honra para mim receber o Prémio Científico IBM e poder desta forma contribuir para a disseminação do trabalho de investigação que desenvolvemos, aumentando o seu impacto. Este prémio é um reconhecimento, mas também um incentivo para o trabalho futuro, sendo um marco a destacar no CV de qualquer investigador de informática», referiu o vencedor do Prémio Científico IBM 2015.

Manuel Heitor destacou durante a sessão que «a evolução do Prémio Científico IBM ao longo dos últimos 26 anos está bem associada à capacitação cientifica e tecnológica de Portugal e à sua articulação com a formação avançada no ensino superior, assim como à afirmação internacional do nosso ensino superior e dos nossos investigadores».

Também o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, frisou que este galardão tem procurado «premiar jovens investigadores num compromisso claro de apoiar a investigação em Portugal e contribuir para o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras, que procurem responder aos desafios actuais e futuros da nossa sociedade».

Este ano, foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao trabalho ‘Modelos Computacionais para Simular Cenários Clínicos: Parto Vaginal’, da investigadora Dulce Alves de Oliveira, de 30 anos, do INEGI Porto.

Via IBM.