HardwareNotícias

Apple renova gama de portáteis e substitui 14 teclas por Touch Bar

Sim, a coisa mais importante que a Apple mostrou hoje não foram os portáteis de 15 e 13 polegadas mais finos, os processadores de quatro núcleos Core i7 de última geração, os 16GB de memória RAM ou os 2TB de espaço de armazenagem em suporte SSD nem tão pouco o trackpad maior que instalou em todos os modelos.

A grande novidade que a Apple mostrou hoje na apresentação, que fez em Cupertino, foi exactamente o facto dos teclados dos modelos do Macbook de 15 polegadas terem menos 14 teclas no teclado…

macbook_familia

Essas teclas foram substituídas pela ‘Touch Bar’ um ecrã OLED que ocupa o espaço antes ocupado pelas teclas de função, a tecla ESC e a tecla para ligar e desligar o equipamento.

A ‘Touch Bar’ pode ser completamente personalizada tanto pelo utilizador, como pelas aplicações que suportem essa tecnologia.

Por exemplo a barra pode sugerir emojis quando está a usar a aplicação de mensagens ou pode usar a barra para percorrer um vídeo enquanto o edita no iMovie.

No lado direito da barra está ainda um sensor de impressões digitais integrado no botão para ligar e desligar o computador, igual ao do iPhone, que permite ao utilizador autenticar-se perante o sistema operativo usando a impressão digital, tal como já acontece há anos com os PC, mesmo os de gama média.

Quanto a ligações, os novos Mac têm quatro entradas Thunderbolt 3 que podem ser usadas como outros tipos de entradas USB Type-C, DisplayPort ou VGA e permitem carregamento a partir de qualquer uma. Ao contrário do que aconteceu com o novo iPhone 7, a Apple manteve a entrada para auscultadores jack de 3,5mm.

Já pode fazer a encomenda dos novos Macintosh no site da Apple. Nas versões de 13 polegadas, os preços começam nos 1749 euros e vão até aos 2299 euros.

Já nos modelos com ecrã de 15 polegadas estarão disponíveis em Portugal dois modelos que custam 2799 euros e 3299 euros.

Mais informação aqui.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×