Adultos com mais de 55 anos são mais vulneráveis online

Os resultados do estudo ‘Mais velho e mais esperto? Um olhar sobre as ameaças que os maiores de 55 sofrem online’, elaborado pela Kaspersky Lab e pela B2B International,...
hardware

Os resultados do estudo ‘Mais velho e mais esperto? Um olhar sobre as ameaças que os maiores de 55 sofrem online’, elaborado pela Kaspersky Lab e pela B2B International, mostram que esta faixa etária pode ter comportamentos pouco seguros online.

Os resultados, recolhidos com base em questionários que envolveram 12 546 utilizadores de Internet em todo o mundo, revelam que as gerações mais velhas são um alvo bastante atractivo para os hackers. Ainda que normalmente este grupo procura reforçar-se através de um software de segurança no seu computador, não têm os mesmos cuidados nos seus dispositivos móveis ou mudar o seu comportamento online para estar seguro.

Por exemplo, usam menos configurações de privacidade nas redes sociais e nos seus motores de busca do que outros grupos etários (30% vs. 38%). Além disso, é pouco provável que utilizem as funções de segurança que vêm com os seus dispositivos (como por exemplo ‘encontrar o meu dispositivo’) ou uma VPN – 28% e 10% respectivamente, comparado com uma percentagem de 42% e 16% respectivamente, de utilizadores de todas as idades.

Quando partilham informação, apenas 35% verifica as mensagens antes de as enviar e só 16% evita partilhar informação quando está cansado (vs. 44% e 31% entre as gerações mais jovens). Apenas metade (49%) se preocupa com a sua própria vulnerabilidade na realização de compras online e a grande maioria dos adultos com mais de 55 anos (86%) não acredita ser um dos alvos dos hackers.

Segundo o relatório, 20% dos utilizadores de Internet têm familiares mais velhos que já se depararam com softwares malignos, e 14% tem outros que já foram aliciados por preços falsificados.

A juntar a isto, 13% confessam ter pessoas na família que já colocaram demasiada informação pessoal online e 12% admitem ter familiares que até já se tornaram vítimas de golpes online / já chegaram a conteúdos explícitos e inapropriados ou até já falaram com desconhecidos suspeitos.

Via Kaspersky Lab.

Categorias
NotíciasSegurança

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link