Review – Alcatel Idol 4S

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Alcatel. Essa marca que marcou o início da febre dos telemóveis em Portugal com os Mimos da TMN, que se aguentou durante uns tempos e que depois se esfumou quando passámos das teclas alfanuméricas para os ecrãs tácteis.

O meu primeiro telemóvel foi precisamente um Alcatel, há quase dezasseis anos, e lembro-me perfeitamente de que a marca tinha estatuto no mercado. «Ena, tens um Alcatel!». Isto era algo de extraordinário. Mas os tempos mudaram. E mudaram muito.

Acontece que, felizmente, esta mudança fez bem à Alcatel, como já tínhamos visto com outros modelos Idol lançados nos últimos anos e que trouxeram algumas novidades ao mercado, como a dupla coluna de som (o “reversível” Idol 3). Este novo terminal também não defrauda as expectativas, até porque traz um acessório que, definitivamente, está na moda: uns óculos de realidade virtual que acabam de servir como caixa para o smartphone (fora a de cartão, obviamente). E não, não tem de pagar mais para ter este dispositivo, já que o mesmo vem incluído no pacote de venda.

Com um ecrã muito generoso de 5,5 polegadas (1440 x 2560, com 534 ppi), o design é algo que não passa despercebido, mas cuja traseira faz lembrar (e muito) as dos Galaxy, toda em vidro. Contudo, isto acaba por dar um ar premium ao terminal, algo que coloca este Idol 4S num bom patamar de exclusividade. Em utilização diária, destacamos o desempenho da câmara fotográfica, com resultados muito aceitáveis mesmo em condições de fraca luminosidade.

Bom também é saber que a Alcatel se esforçou para nos dar um smartphone com um bom desempenho geral, fruto da utilização de um duplo processador: um quad-core Cortex-A72 a 1,8 GHz e outro quad-core e um Cortex-A53 a 1,4 GHz.

Deixamos para o fim uma outra novidade que faz a sua estreia neste Idol 4S, uma tecla lateral a que a Alcatel chamou Boom Key, e que é uma espécie de injecção de adrenalina para algumas funcionalidades do smartphone, como a câmara (activa o modo burst), a galeria de imagens (faz uma colagem de algumas fotos) e os vídeos (liga a transmissão em directo de um vídeo).

AnTuTu: 71 218
PCMark: 6107
3D Mark: 17 139
Bateria: 343 min

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version