Projecto de Supercomputação na FEUP apoia detecção e diagnóstico do cancro da mama

O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), que nasceu no seio do departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia...
cancer-cell-01

O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), que nasceu no seio do departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desenvolveu um repositório digital relativo a pacientes com cancro da mama (BCDR), composto por imagens de mamografias, historiais clínicos, provas de biopsias e outras informações médicas relevantes para o diagnóstico do cancro da mama através de CADx – Computer-Aided Diagnosis.

O BCDR funciona como uma base de dados de referência (ao nível Ibérico) para o desenvolvimento de métodos computacionais de apoio à detecção e diagnóstico do cancro da mama, integrando informação relativa a mais de dois mil pacientes.

Os dados clínicos dos pacientes e as características extraídas das lesões (marcadas manualmente por radiologistas experientes) nas imagens mamográficas são usados como ponto de partida para produzir classificadores automáticos que visam o apoio à detecção precoce do cancro da mama.

Com recurso à Supercomputação, a algoritmos de reconhecimento de padrões e de aprendizagem computacional, o INEGI deduziu as relações complexas que existem face à análise de imagens e dados biomédicos – Machine Learning (ML) um subcampo dentro da Inteligência Artificial.

De acordo com os resultados obtidos, a Supercomputação surge assim como uma ferramenta de infinito potencial na detecção e diagnóstico do cancro da mama.

Via Fujitsu, SuperComputer.PT.

Categorias
CiênciaNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link