Guia completo

Ligue o computador à televisão

Descubra como forçar o seu portátil a transmitir imagem para a sua televisão e corrija os habituais problemas de falhas de áudio e escala para a imagem caber por inteiro no televisor.

Imagem no ecrã está distorcida
Devido à resolução do ecrã dos computadores portáteis, é normal que a imagem acabe por ter um formato diferente daquela que é reproduzida no seu televisor de alta definição, independentemente do tipo de ligação que estiver a usar. É frequente acontecer que a imagem fique demasiado pequena ou recortada pelas dimensões da televisão, um problema habitualmente conhecido por ‘overscan’. Para resolver este problema, terá de ajustar as definições de imagem da sua televisão: em vez de 16:9, seleccione ‘Ajustar ao ecrã’ ou ‘Panorâmico Automático’ (o nome varia de acordo com o fabricante da televisão).

Televisão não recebe imagem
Se acabou de ligar o seu computador portátil à televisão, mas esta não recebe qualquer tipo de imagem, deverá confirmar, primeiro, se os cabos estão bem ligados e, de seguida, se a fonte do ecrã é a ligação utilizada pelo cabo escolhido para ligar os dois equipamentos. Esta situação é importante se estiver a usar HDMI, visto que os televisores actuais podem ter até cinco ligações deste tipo. Assim, é necessário escolher, no menu do televisor, qual é a ligação correspondente à usada pelo portátil. Se, ainda assim, a imagem não estiver a ser reproduzida no ecrã, recomendamos que use a combinação de teclas ‘Windows + P’ para abrir o menu de projecção. Aqui vai poder “dizer” à TV (designada por ‘saída externa’) para duplicar a imagem reproduzida no ecrã do seu portátil.

Cabo HDMI não encaixa no computador
Se tiver um computador mais fino, como um ultrabook, tablet ou híbrido, a probabilidade de o mesmo não ter uma ligação HDMI “normal” é elevada – por exemplo, o Surface Pro 4 da Microsoft traz apenas uma Mini DisplayPort. Esta solução poderá ser facilmente resolvida com a aquisição de um cabo adaptador de Mini DisplayPort para HDMI, ou até mesmo Mini HDMI (ou Micro HDMI) para HDMI. Contudo, antes de comprar o cabo, certifique-se, através da página de especificações do seu equipamento, qual o tipo de ligação disponível dentro da opção das portas.

Televisão sem som
Se a TV já mostra a imagem do computador, mas não há som, a situação poderá estar relacionada com a saída de áudio do PC. Para resolver este problema, deverá clicar com o botão direito no ícone do altifalante do seu computador e escolher a opção ‘Dispositivos de Reprodução’. Aqui ser-lhe-á apresentada uma lista de dispositivos de áudio, sendo necessário determinar a saída ‘Digital Audio (HDMI)’ como sendo a saída predefinida. Se a saída HDMI não estiver visível, clique com o botão direito num local em branco dentro dessa lista, escolhendo de seguida as opções para visualizar dispositivos desactivados e desligados. Desta forma irá encontrar a ligação ‘Digital Audio (HDMI) na lista de dispositivos disponíveis’.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×