De Picaboo a Snap: a Snapchat mudou de nome (outra vez)

Spectacles Snap

Nos primórdios, a aplicação que permitia enviar fotos que desapareciam em segundos chamava-se Picaboo. Depois, com o crescimento da base de utilizadores, a empresa (e também a app) passou a chamar-se Snapchat. Muitas funcionalidades depois, o adeus ao sufixo chat no nome da empresa e olá à nova designação – Snap Inc.

Através de um post no blog da empresa, que revela também o lançamento de um novo gadget, a Snap explica a razão desta mudança: «Quando começámos, fazia sentido a nossa empresa chamar-se Snapchat, uma vez que era o único produto que tínhamos. Agora, que estamos a desenvolver outros produtos, como os Spectacles, precisamos de um nome que vá além de um só produto – mas sem perder a familiaridade e diversão da nossa equipa e da nossa marca», explica Evan Spiegel, o CEO da empresa.

Mas esta não é a única razão: a designação Snap Inc passa a ser mais utilizada «pelas pessoas de Wall Street», como é dito no post do blog da empresa. A ideia é que quem queira procurar por produtos como o Snapchat possa ir mais depressa ao encontro dos seus objectivos, sem receber como resultados de pesquisa o valor de acções da Snap, por exemplo.

Mas, afinal, o que são estes Spectacles? Depois dos filtros, chamadas de voz e de vídeo e de muito mais, o Snapchat terá direito a algo mais palpável. Os Spectacles são óculos de sol com câmaras de 115º graus perto das lentes. Estarão disponíveis em três cores: preto, vermelho e azul. A ideia é que o utilizador toque nos Spectacles para gravar um Snap de 10 segundos. Depois, através de Wi-Fi, é possível carregar os snaps para as Memórias da aplicação.

A ideia é que estes Spectacles permitam gravar memórias que se aproximam do campo de visão humano. Nos Estados Unidos, aponta-se para preços 130 dólares (cerca de 115 euros). Os Spectacles carregam-se cada vez que sejam guardados no seu estojo.

Este primeiro hardware da (agora) Snap abre caminho a um novo segmento de negócio – principalmente depois do forte golpe da concorrência, como foi o lançamento das Stories no Instagram.