MercadosNotícias

Adopção da Cloud aumentou 61% relativamente a 2015

O estudo ‘Cloud Going Mainstream: All Are Trying, Some Are Benefiting; Few Are Maximing Value’, levado a cabo pela International Data Corporation (IDC) e patrocinado pela Cisco, revela que embora 7 em cada 10 organizações (68%) já utilize algum tipo de Cloud, apenas 31% alcançou um certo nível de maturidade para maximizar o seu valor.

O documento revela ainda a preponderância dos ambientes Cloud híbridos, a relação entre a maturidade e os resultados de negócio e a utilização de aplicações IoT e de cibersegurança na Cloud.

A adopção da Cloud aumentou 61% relativamente ao ano passado (quando a IDC apresentou a primeira edição deste relatório) e embora a maioria das organizações continue a tentar melhorar as suas estratégias Cloud, ainda não existe uma margem de melhoria.

Embora a adopção se divida de forma relativamente uniforme entre Cloud pública e privada (52% e 54% respectivamente), cerca de 73% das organizações apostam numa estratégia híbrida, o que inclui uma subscrição de diversos fornecedores Cloud externos e a utilização de uma combinação de recursos na Cloud e de TI dedicados. As organizações também esperam vir a registar ou aumentar os gastos na Cloud privada on-premise na ordem dos 40% nos próximos dois anos.

Três em cada 10 organizações (29%) que adoptaram a Cloud utilizam aplicações de IoT baseadas na mesma, número que aumenta para 62% no caso das organizações com estratégia mais avançada. As organizações com estratégias optimizadas também são muito mais propensas a utilizar a Cloud privada ou híbrida para IoT.

Relativamente a barreiras para conseguir maior nível de maturidade, o relatório assinala a falta de pessoal especializado, a falta de estratégia e de um plano bem definido, estruturas de organização desfasadas ou desconectadas e a falta de alinhamento entre o departamento de TI e as Linhas de Negócio (LoBs).

Via Cisco, IDC.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×