Sistema de cabo submarino capaz de transmitir 60 Tbps entra em serviço

FASTER-New

FASTER, um consórcio de seis empresas internacionais, em conjunto com o seu fornecedor NEC Corporation, anunciou a conclusão com sucesso da construção e dos testes end-to-end de um novo sistema de cabo submarino transpacífico.

O inicio da construção do sistema foi anunciado em Agosto de 2014 pelo consórcio FASTER, composto pela China Mobile International, China Telecom Global, Transit, Google, KDDI e Singtel.

O Sistema de Cabo FASTER, um cabo transpacífico de 9000 km, tem um ponto de amarração em Oregon, EUA, e dois pontos de amarração no Japão, nas prefeituras de Chiba e Mie. O FASTER é o primeiro sistema de cabo submarino transpacífico concebido desde o primeiro dia para suportar a tecnologia de transmissão digital coerente.

A combinação de uma fibra com perdas extremamente baixas, que dispensa uma secção de compensação de dispersão, e o mais recente processador de sinal digital, que compensa a enorme dispersão acumulada no final do cabo, permite a este cabo de seis pares de fibras fornecer 60 Terabits por segundo (Tbps) de largura de banda através do Pacífico.

Via NEC Corporation.