Review – Toshiba OCZ RD400

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Finalizada a aquisição da OCZ Storage Solutions pela Toshiba Electronic Components, esta última decide investir com uma das melhores soluções, em termos de desempenho e fiabilidade, de discos SSD de última geração para utilizadores domésticos.

Por se tratar de uma solução muito específica, esta solução está destinada a entusiastas e adeptos de videojogos, que exigem aquilo que de melhor existe no mercado para os seus computadores. Disponível em dois formatos distintos (M.2 e PCI-Express x4) e com diferentes capacidades (128 GB, 256 GB, 512 GB e 1024 GB), esta solução tira partido das mais recentes normas e tecnologias, como o NVMe e NVM Express, uma interface criada para eliminar as limitações existentes pelas interfaces AHCI (como ATA e SATA), ao recorrer às ligações PCI Express para uma maior largura de banda de comunicação entre a unidade e o processador, bem como reduzindo significativamente as latências, o que resulta em tempos de acesso praticamente imediatos.

O resultado são os mais impressionantes que registámos até hoje, não só em termos de testes como de desempenho sentido usando este disco para o sistema operativo, com o ATTO Disk Benchmark a registar quase 2700 MB/s para leitura e 1650 MB/s para escrita.

Se a tudo isto juntarmos a possibilidade de podermos adquirir esta solução tanto em formato M.2, a ideal para os computadores mais modernos, ou em formato PCI-Express 3.0 x4 para computadores menos recentes sem interface M.2. Em contrapartida, para se tirar total partido desta solução, esta requer um computador equipado com uma BIOS do tipo UEFI e Windows 7, 8 ou 10 como sistema operativo.

O custo é outro factor limitativo, porém os 0,64 euros pedidos por Gigabyte, embora seja o dobro que uma solução equivalente em formato SATA, têm a vantagem de oferecer o triplo do desempenho, o que acaba por compensar largamente o preço pedido.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version