Review – Sony Xperia X

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Se no passado, o lançamento de um novo modelo Z representava o novo topo de gama da família Xperia, com a chegada do X, a Sony Mobile decidiu trocar as voltas aos fãs da marca, com o lançamento de um equipamento que não consegue ser mais do que “modesto”, em relação àquilo a que Sony nos habituou.

Logo para começar temos um ecrã ligeiramente mais pequeno (5 polegadas contra as 5,2” do Xperia Z5), corpo mais leve e vidro frontal com cantos curvos, fruto de um maior empenho em termos ergonómicos. Esta diferença de peso, face ao Xperia Z5, deve-se à troca do vidro traseiro por um painel em alumínio, bem como da perda do isolamento contra água e poeiras, uma das características que sempre esteve presente na família Xperia Z.

A câmara mantém um sensor de elevada capacidade, com 23 MP, e recebe ainda um sistema de focagem híbrido significativamente mais preciso e software mais rápido; contudo, em contrapartida perde a possibilidade de captar vídeo em resolução 4K.

Uma das justificações poderá estar relacionada com a utilização de um processador mediano, o Qualcomm Snapdragon 650, embora este esteja certificado para lidar com conteúdos 4K. Assim, não se entende esta limitação. Talvez isto venha a ser corrigido com uma futura actualização de software.

E já que falamos em características técnicas, este Xperia X vem com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, sendo este expansível até aos 200 GB, através do uso de um cartão MicroSD. Se até aqui estas alterações não o chocam, talvez sabendo o preço pedido consiga entender a minha frustração, especialmente se tivermos em conta que o LG G5 tem um preço inferior e um desempenho significativamente superior, em tudo (menos autonomia), graças ao uso do poderoso processador Qualcomm Snapdragon 820.

Antutu PCMark (Work) PCMark (Bateria) 3DMark (Ice Storm Unlimited)
77837 5031 585 minutos 18125
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version