Review – Asus GeForce 1070 Strix

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Há quem diga que a 1070, pela relação entre o preço e o desempenho, é a proposta mais equilibrada em relação ao modelo topo de gama, a GeForce GTX 1080. Veremos…

A placa gráfica que vamos analisar não é a 1070 Founders Edition, mas sim a versão Strix da Asus que oferece um pouco mais de desempenho, que a versão original graças a uma alteração de velocidade tanto da memória como da GPU que é feita em fábrica. Para aguentar o natural aumento da temperatura que acompanha o aumento de velocidade, a Asus instalou um cooler mais eficaz que é ajudado por três ventoinhas.

As especificações técnicas da GeForce GTX 1070 Founders Edition são exactamente iguais às da Strix, tirando as velocidades de relógio da GPU e memória, que foram substancialmente aumentadas. Assim, tanto na 1070 Founders Edition, como na Strix, a GPU é uma Nvidia GP104 com 7,2 mil milhões de transístores, onde estão 1920 núcleos de processamento CUDA. Ambas têm 8 GB de memória gráfica GDDR 5 a funcionar a 8 GHz, que comunica com a GPU através de uma interface com 256 bits de largura de banda.

As semelhanças acabam aqui porque, enquanto que na Founders Edition a velocidade de relógio da GPU se fica pelos 1506 MHz, na Strix essa velocidade vai dos 1635 MHz em modo Gaming, até aos 1650 MHz em modo OC (OverClocking).

As novidades não acabam aqui: em conjunto com o já referido cooler, mais eficaz, a Asus acrescentou uma funcionalidade fora do vulgar – duas ligações para o controlo de ventoinhas do chassis do computador o que permite o controlo pela gráfica da intensidade de rotação das ventoinhas instaladas na caixa que tenham o fluxo de ar direcionado para a gráfica. A outra novidade são as luzinhas: a Asus instalou um sistema de iluminação colorido no cooler que pode ser controlado através de um programa. Enfim, modas…

Uma nota sobre a montagem no computador: esta gráfica é um pouco maior que a Founders Edition e isto fez com que tivesse de tirar o módulo de instalação de drives da minha caixa. Por isso, se estiver interessado numa placa destas, verifique primeiro as dimensões da caixa, porque pode ser preciso fazer alterações, ou mesmo mudá-la.

Testes GeForce GTX 1070 Strix
3D Mark (Firestrike): 16 890
Grid 2: 220 FPS
Metro Last Light Redux: 227 FPS
Rise of The Tomb Raider: 79 FPS
The Division: 67 FPS
Far Cry Primal: 100 FPS
Overwatch: 210 FPS
Doom 2016: 102 FPS

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version