O primeiro IBM PC sopra as velas dos 35 anos

O IBM 5150 foi apresentado no dia 12 de Agosto de 1981. Este maquinão da altura é descrito como um pioneiro e muito responsável pela ideia de querer ter...

12 de Agosto de 1981 é a data de nascimento do IBM 5150, o pioneiro nos computadores pessoais. Vá, ou pelo menos da apresentação oficial. Na época, era dono de um design inovador, tanto nas especificações e no preço… mas também na ideia de querermos ter um computador em casa.

Vamos só começar por reflectir na ideia de que, no início dos anos 80, alguém se questionou se haveria alguma razão para as pessoas quererem levar um computador para casa. Passados 35 anos, só o facto de haver alguém a pensar que isto poderia ser um flop já tem o seu quê de hilariante.

Em 1981, o 5150, o primeiro PC da IBM, custava cerca de 1565 dólares, que fazendo a equivalência para tempos mais actuais, seria o correspondente a cerca de 4150 dólares (cerca de 3705 euros). Apesar de ter um preço que não era necessariamente simpático, o 5150 tinha dimensões pequenas para a época e a capacidade de processar grandes quantidades de informação, já que era produzido pela IBM.

Na altura, C.B. Rogers, o vice-presidente da IBM, apresentava este PC como «um computador para todos aqueles que queriam ter um sistema pessoal no escritório, na universidade ou em casa. Acreditamos que o seu desempenho, fiabilidade e facilidade de uso o transformam no computador pessoal mais avançado e acessível do mercado.»

Antes do lançamento deste PC, saía caro assegurar um computador, pelo menos no caso da IBM. De acordo com dados da empresa, assegurar um computador podia custar até 9 milhões de dólares só para estar em funcionamento – e precisava de 60 pessoas para assegurar que tudo corria bem. E espaço? Um dos meninos da IBM chegava a precisar de mais de mil metros quadrados de espaço, tudo com ar condicionado.

Passados alguns anos, o IBM 5150 chegava ao mercado com dimensões bem mais reduzidas, 16 KB de RAM, sem disco rígido, mas com capacidade para guardar 256 KB de informação. A acompanhar, um teclado, impressora, um drive para disquetes e colunas.

Depois da arriscada jogada da IBM (que compensou, já que em 1983 as vendas eram altas), a concorrência agitava o mercado, com marcas como a Dell, HP ou Compaq.

Categorias
CuriosidadesNotícias

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS