Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
NotíciasSegurança

Kaspersky Labs divulga dados do segundo trimestre de 2016

Trojan-New-01

Os trojans financeiros continuam a ser a ameaça online mais perigosa. Este malware é geralmente difundido através de websites fraudulentos e e-mails de spam.

Segundo as estatísticas trimestrais da Kaspersky Lab, a Turquia é agora o país que sofre mais ataques deste tipo: 3,45% dos utilizadores de produtos Kaspersky Lab no país depararam-se com pelo menos uma ameaça deste género durante o trimestre. Em segundo lugar está a Rússia, com 2,9% de ameaças online, seguida do Brasil com 2,6%. ;

Os principais culpados foram os trojans financeiros Gozi e Nymaim, com os dois autores a unirem forças. O Nymaim foi inicialmente desenvolvido como ransomware, que bloqueava dados importantes dos utilizadores e que depois pedia resgate para os desbloquear. Contudo, a última versão inclui a funcionalidade de trojan financeiro a partir do código fonte Gozi que permite acesso remoto dos hackers aos computadores das vítimas.

Aparentemente a cooperação destes trojans na distribuição deste malware colocou-os no top 10 do ranking de malware financeiro. O Gozi ficou em segundo lugar, com 3,8% de utilizadores com software de protecção a detectar o malware financeiro, enquanto o Nymaim ficou em sexto lugar com 1,9%.

A lista de malware financeiro continua a ser liderada pelo Zbot, já que cerca de 15,17% dos utilizadores atingidos por um malware financeiro foram atacados por este trojan.

Via Kaspersky Lab.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×