Há 25 anos a WWW ganhou vida

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 1 min

Faz hoje 25 anos que os primeiros utilizadores puderam começar a ligar-se à Internet e usar a World Wide Web.

A World Wide Web, ou WWW, foi inventada pelo cientista do CERN Tim Barners-Lee como uma forma de apresentação da informação mais legível e atraente por possibilitar, por exemplo, o emprego de elementos gráficos como fotografias e também a ligação de páginas com informação umas às outras.

Em 1990 Barners-Lee construiu o protocolo HyperText Transfer Protocol também conhecido por HTTP que permite a transmissão de páginas web através do sistema de comunicação TCP/IP, o Uniform Resource Identifier ou URL que serve para identificar facilmente as páginas, a linguagem HyperText Markup Language ou HTML que serve para a programação de páginas e também o primeiro browser, servidor, e páginas.

A 6 de Agosto de 1991 foi colocada online a primeira página Web, que ainda pode ver aqui. No entanto nesta primeira fase apenas os colaboradores do CERN podiam aceder. A 23 de Agosto desse mesmo ano, o sistema foi aberto a todos os que quisessem aceder.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version