Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
PCGuia Pro

Atos participa em diversos projectos europeus de 5G

Atos-New

A Atos está a participar em cinco dos principais projectos europeus responsáveis pela definição da futura rede 5G.

As tecnologias de Virtualização da Rede (NFV) e de Definição das Redes por Software (SDN) serão essenciais para vencer os novos desafios colocados pela rede 5G. Neste contexto, a preponderância crescente do software nas telecomunicações, sobretudo com as tecnologias de virtualização e de cloud, contribuirá para criar uma rede mais flexível, ágil e eficiente, responsável por promover a inovação junto dos fornecedores de serviços e das indústrias verticais.

Coordenado pela Atos, o projecto SONATA irá disponibilizar os standards dos serviços e as técnicas de descrição dos serviços e das aplicações nos futuros ambientes das redes 5G. Já o 5G NORMA visa desenvolver uma nova arquitectura para as redes de comunicações móveis para permitir a gestão dos recursos e a sua respectiva adaptação às flutuações do tráfego, decorrentes dos portefólios de serviços heterogéneos e dinâmicos que se alteram consoante os contextos locais.

O XHAUL tem como objectivo o desenvolvimento de uma rede de transporte fronthaul e backhaul integrada para o 5G e que permita voltar a configurar, através do software, todos os elementos da rede num único ambiente de gestão, multiutilizador e orientado aos serviços. Inclui switches e circuitos de transmissão heterogéneos interligados aos Remote Radio Heads, às macro e às small cells das redes de comunicação 5G, às unidades de processamento na cloud e aos pontos de ligação das redes básicas de um ou de múltiplos prestadores de serviços.

O projecto SESAME será responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura necessária para permitir acesso via rádio aos serviços 5G virtualizados, multioperador e multifrequência. O SESAME propõe o conceito de small cells multioperador habilitadas para a cloud (CESC – Cloud Enabled Small Cells), integrando uma plataforma virtualizada que oferece a gestão automática, a implementação e a execução virtual das funções da rede, das novas aplicações e dos serviços na própria infraestrutura da rede de acesso.

O 5GEx permitirá orquestrar os serviços de vários operadores a partir de múltiplos domínios administrativos, conjugando os elementos da rede e os serviços ponta-a-ponta dos diversos operadores, com base em tecnologias e recursos heterogéneos. O seu objectivo é permitir a colaboração entre os operadores a nível dos serviços da infraestrutura 5G.

Estes projectos são financiados pela Comissão Europeia no contexto do Programa Horizonte 2020, e no âmbito do qual a Atos está a colaborar com diversas empresas de telecomunicações europeias, centros de investigação e universidades.

Via Atos.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×