A nova funcionalidade do Instagram aproxima-o do Snapchat

O Instagram divulgou hoje que vai ter uma nova funcionalidade: as histórias, que estarão disponíveis durante 24 horas, permitindo inserir stickers ou desenhar. Soa familiar?

É provável, já que esta é uma das funcionalidades que permitiu ao Snapchat distinguir-se das restantes aplicações. Embora a ideia seja parecida, há pormenores diferentes, como seria de esperar. Quando um utilizador adiciona algo à sua história, o círculo onde se insere a fotografia de perfil vai ganhar um aro colorido. Assim, os seguidores vão poder ver aquilo que o utilizador em questão partilhou. Estará também disponível a função de ‘esconder’ as suas histórias de determinado seguidor.

No que toca às definições de privacidade, caso a conta de Instagram seja privadas, as histórias só estarão disponíveis para quem os seguidores autorizados. Não será possível fazer comentários públicos nas histórias – caso haja algo que chame a atenção, terá que enviar uma mensagem directa.

Há outra diferença em relação ao Snapchat: com a recente funcionalidade ‘Memórias’, é possível que o utilizador partilhe uma fotografia que não tenha sido tirada no momento, por exemplo. Com o Instagram, só será possível adicionar à história algo que tenha sido tirado nas últimas 24 horas.

Nos últimos tempos, temos vindo a assistir a uma disputa renhida entre os produtos do Facebook (como é o caso do Instagram) e o Snapchat. Aparentemente, esta novidade no Instagram (que já não será nada de novo para os snappers) trata-se de mais uma tentativa de competir com o Snapchat e atrair público mais novo.

Esta funcionalidade estará disponível dentro de algumas semanas.