Torne os pontos de restauro mais fáceis de configurar

A funcionalidade de Restauro do Sistema pode ser uma dádiva dos céus, se o computador não estiver a trabalhar como deve ser, pois permite “recuar” no tempo e anular...

A funcionalidade de Restauro do Sistema pode ser uma dádiva dos céus, se o computador não estiver a trabalhar como deve ser, pois permite “recuar” no tempo e anular alterações que tenham sido feitas no Windows. A alternativa gratuita à ferramenta incluída no Windows é o RestorePointCreator, que permite gerir os seus pontos de restauro, criar novos e apagar os obsoletos, com apenas alguns cliques. Também lhe vamos mostrar como criar pontos de restauro automáticos.

PASSO 1
Em bit.ly/1SZx21F clique no link ‘Download Restore Point Creator Installer’ . Se ainda estiver a utilizar o Windows XP, deve carregar em ‘ZIP File Package’. Abra o ficheiro descarregado, autorize que faça alterações no Windows, aceite o acordo de utilização e prossiga com a instalação até ao fim. Alguns softwares de antivírus poderão detectar o programa como um falso positivo, mas pode corrê-lo sem preocupações.

Passo 1

PASSO 2
Depois de abrir o programa, carregue em ‘Refresh List of System Restore Points’ para ver todos os pontos de restauro criados no PC. Se quiser restaurar o seu computador para um dos pontos existentes, escolha-o e clique em ‘Restore to Selected System Restore Point’. Se, por alguma razão, não o conseguir fazer, tente restaurar o computador em Modo de Segurança. Verá uma mensagem pop-up a confirmar a sua acção. Assegure-se de que fechou todos os programas e depois clique em ‘Sim’. O seu PC vai reiniciar e voltar ao ponto que seleccionou.

Passo 2

PASSO 3
Há duas maneiras de criar um ponto de restauro do sistema. A primeira envolve a criação de um nome por defeito, o que é útil se quiser criar um ponto de restauro rápido. Para fazer isto, clique em ‘Create System Checkpoint’. Verá uma mensagem pop-up quando for criado e será adicionado à sua lista.
A segunda permite nomear o ponto de restauro, o que dá jeito, por exemplo no caso de estar prestes a instalar um programa que pode causar problemas. Para fazer isto, clique no campo de escrita no topo, digite o nome que quiser e depois carregue em ‘Create Custom Named Restore Point’.

Passo 3

PASSO 4
Cada ponto de restauro do sistema que cria ocupa espaço no disco rígido, por isso é uma boa ideia apagar os mais velhos, aqueles de que não precisa. Para isso clique em ‘System Restore Point Utilities’ e mova o cursor até ‘Delete Restore Points. A partir daqui pode apagar todos os pontos de restauro ou apenas os mais antigos. Se escolher apagar apenas os antigos verá uma opção para escolher o número de dias antes dos quais todos os pontos de restauro serão apagados; depois carregue em ‘OK’.

Passo 4

PASSO 5
É uma boa ideia configurar pontos de restauro automáticos. O Restore Point Creator tem a sua própria agenda de tarefas que permite fazer estes agendamentos em apenas alguns passos simples. Para abrir a agenda vá a System Restore Point Utilities e clique em ‘Schedule creation of System Restore Points’. Agora escolha ‘Weekly’ e depois seleccioneum dia da semana.

Passo 5

PASSO 6
Uma vez completo o passo anterior, defina a hora (convém ser uma em que saiba que o PC vai estar ligado). Depois marque as três caixas na área ‘Additional Task Preferences’. A primeira caixa apaga automaticamente os pontos de restauro antigos, assim que for criado um novo. Se o seu PC estiver desligado à data e hora designada, a segunda caixa assegura-se de que o pronto de restauro é criado da próxima vez que ligar o computador. Se a máquina estiver em hibernação no momento agendado, a última caixa garante que o PC é ligado e o ponto criado. Para definir um nome para o ponto de restauro, clique no botão junto ao fundo da página que diz ‘Set Custom Restore Point Name for Scheduled Restore Points’, escreva o nome que quiser e depois clique em ‘OK’. Quando terminar clique no botão ‘Save Task’.

Passo 6

PASSO 7
Agora vá a Program Options/Settings no topo da página. Em Software Update Settings, carregue em ‘Update Checking Interval’, para ver as actualizações do programa. A opção ‘Program Updates Channel’ permite escolher se quer usar a verão Beta. Também pode configurar notificações para o avisar sempre que os pontos de restauro sejam criados. Como explicámos no Passo 2, o programa cria os pontos de restauro com um nome por defeito. Para alterar este nome, clique em ‘Set Default Custom Restore Point Name, escreva o nome que quer e termine com um clique no ‘OK’.

Passo 7

Categorias
Guia completo
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link