Softbank compra ARM

ARM-HP-PRINTER

Foi hoje anunciado que o ISP japonês Softbank, fez uma oferta pública para a aquisição da maioria da acções da ARM, a maior empresa mundial de desenvolvimento de processadores para dispositivos móveis. A oferta foi entretanto aceite pela administração da empresa inglesa.

Este negócio avaliado em 24 mil milhões de libras, cerca de 27,7 mil milhões de euros, foi possibilitado pela forte desvalorização da libra esterlina depois da vitória dos partidários da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo realizado no país há alguma semanas. Isto permitiu à empresa japonesa oferecer 17 libras por acção, um valor muito superior às 11,89 libras por acção em que a ARM está avaliada.

Segundo um comunicado da ARM, a Softbank pretende manter a estrutura dirigente e a independência da empresa.

A ARM é responsável pela maioria dos processadores que estão dentro de tablets e smartphones como os iPhone, Samsung Galaxy e Huawei, bem como dentro dos micro computadores Raspberry Pi, impressoras e routers.