Review – QNAP TS-453mini

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Este novo NAS, ou sistema de armazenagem em rede, da QNAP tem uma configuração um pouco diferente de todos os outros que passaram pela redacção da PCGuia. Neste, os discos rígidos são instalados na vertical e entram pela parte de cima da unidade, que depois é fechada com uma tampa que se prende ao chassis através de um conjunto de imanes.

Mas, infelizmente, ao contrário de outras propostas, os discos têm de ser aparafusados às respectivas gavetas, o que faz com que se perca a conveniência de não se ter de desmontar a caixa do NAS para inserir os discos. De resto, a qualidade de construção é aquela a que a QNAP nos habituou. Nada está fora de sítio e há uma impressão de que este NAS vai durar uma vida.

O QNAP TS-453mini tem um processador de quatro núcleos Intel Celeron que funciona a uma velocidade máxima de 2,4 GHz. O CPU pode vir acompanhado de 2 ou de 4 GB de memória RAM DDR3. Mas independentemente da versão, todos podem usar um máximo de 8 GB de RAM. As ligações incluem, além de duas entradas RJ-45 para ligação à rede local e Internet, três USB 3.0, duas USB 2.0 e ainda uma HDMI 1.4. Este NAS pode também ser controlado através do comanda à distância incluído, o que o torna, efectivamente, num leitor de media.

Quanto ao software, esta unidade vem com a versão 4.1 do sistema operativo com interface gráfica web QTS que inclui os serviços da praxe: partilha de ficheiros em ambientes Mac, Windows e Linux, bem como os servidores Web e PHP para que se possa albergar um pequeno website. Também cá estão os servidores de media DLNA e iTunes.

Para as medições de desempenho, usámos o habitual conjunto de ficheiros com 4,7 GB para determinar a velocidade a que este NAS consegue ler e escrever ficheiros usando uma única ligação em rede Gigabit. O TS-453mini conseguiu uma velocidade de 68 MB/segundo, não tendo por isso esgotado a velocidade máxima da ligação. Tal como com outros dispositivos deste tipo, quando está a aceder aos discos, o TS-453mini faz barulho demais para estar numa sala ligado a uma TV, por HDMI.

Por 528 euros, este NAS é uma boa opção para quem quer ter um sistema centralizado para guardar todos os ficheiros em casa ou num pequeno escritório.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version