Review MX Q Pro

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Com um processador ARM Cortex-A53 a funcionar a 2 GHz, 1GB de memória RAM e 8 GB de espaço de armazenagem, este mediaplayer MXQ Pro que nos foi enviado pela loja Tomtop, é capaz de reproduzir todos os tipos de conteúdos multimédia, áudio, vídeo e fotos, tanto gravados em suportes ligados às suas 4 entradas USB 2.0, através de cartões de memória SD ou MMC ou ainda através de rede wifi ou com fios.

O MXQ Pro tem ainda uma saída HDMI compatível com as normas 1.4 e 2.0 que lhe permite ser ligado a televisores 4K, uma saída SPDIF para a reprodução de áudio em formato digital e uma saída de áudio e vídeo analógicos.

Dentro da caixa encontra ainda, para além do leitor, um pequeno comando à distância, um cabo HDMI e o transformador.

O design faz lembrar o do Apple TV, é um pequeno quadrado em plástico preto, que tem as entradas em dois dos lados. A refrigeração é passiva, por isso é indicado para se ter numa sala junto à TV.

O sistema operativo é o Android 5.1 e, tal como acontece com qualquer tablet ou smartphone com este sistema operativo, também permite a instalação de aplicações que servem para ampliar as funcionalidades do equipamento.

MXQ Pro é compatível com praticamente todos os tipos de ficheiros de multimédia até uma resolução máxima de 4K incluindo vídeo mkv, wmv, mpg, mpeg, dat, avi, mov, iso, mp4, rm e jpg. E áudio MP3, AAC, WMA, RM, FLAC, OGG.

A reprodução de conteúdos 4K está limitada a ficheiros com codificação de vídeo H.264 e H.265.

O Android 5.1 está personalizado com uma skin que serve para facilitar a navegação em ecrãs de TV com o comando incluído.

Um dos programas que qualquer utilizador tem mesmo de instalar no MXQ Pro é o Kodi, um programa completo e modular que serve para gerir a reproduzir ficheiros multimedia. A versão do Kodi para Android pode ser encontrada na loja Google Play Store.

A qualidade da imagem e som é boa. Embora o volume de áudio através da ligação HDMI ser um pouco baixo, o que obriga a aumentar volume da TV para compensar, por isso há que ter cuidado se mudar a entrada de vídeo, porque o som pode ficar muito alto!

Este produto só pode ser adquirido online.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version