Review – MSI B150M Mortar

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Com um preço de apenas 85 euros, é natural esperar uma motherboard MSI com algumas limitações, especialmente tendo em conta o chipset usado, o Intel B150.

Este pertence à gama Business e vem equipado com funções que, à partida, não irá usar (enquanto consumidor doméstico), como a tecnologia Intel vPro, Intel SIPP e Intel Small Business Advantage.

O chipset usado não tem capacidades de overclock e a memória DDR4 de duplo canal está limitada a 2133 MHz.

Mas nem tudo são limitações: a MSI conseguiu equipar bem esta motherboard, visto tratar-se de um modelo da gama “militar”.

Assim, temos uma robusta construção da placa de circuitos impressos de quatro camadas com acabamento em preto mate, a utilização de componentes em preto, cinza e branco para um contraste visual mais expressivo e pormenores como as luzes LED vermelhas na parte posterior da motherboard, que criam uma espécie de aura quando ligada.

A MSI B150M Mortar vem ainda equipada com condensadores metálicos de alta qualidade, um circuito isolado com condensadores Chemi-Con para o som, compatibilidade com placas M.2, USB 3.1 no painel frontal e ligações SATA Express (com uma porta SATAe).

Apesar de ter duas ligações PCI-Express 3.0, prontas para a tecnologia CrossFire, não espere um aumento significativo do desempenho, uma vez que a segunda ranhura está limitada a velocidade x2.

Se usar um processador Intel (encaixe LGA1151) com controladora gráfica interna, poderá usar as saídas de vídeo disponíveis (VGA, DVI e HDMI 1.4).

Os testes revelaram ser uma motherboard capaz de acompanhar modelos superiores equipados com chipset Intel Z170, excepto nos testes de memória, visto que esta está limitada aos já referidos 2133MHz.

 

Ficha técnica:

Suporte CPU: Intel Socket LGA-1151 (Intel Pentium, Celeron, Core)

Suporte memória RAM: 4xDDR3 2133MHz

Armazenamento: M.2, SATA Express, SATAe, SATA III

Ligações Internas: 2x PCI-Express 3.0 x16, 2x PCI-Express 3.0 x1

Ligações Externas: Ethernet, 2x USB 2.0, 4x USB 3.0, Audio (c/SPDIF óptico), VGA, HDMI, DVI

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version