Review – Hama Dir3110

Por: Marcia Campana
Tempo de leitura: 3 min

A Hama criou um rádio digital com traços retro e fê-lo bonito, mas adicionou-lhe uma função que só é útil para quem quer um despertador: o botão de snooze. Com um design tão cuidado, este aparelho merece um lugar na sala em vez de escondido no quarto (onde ocuparia praticamente toda a mesa-de-cabeceira).

Para a captação de sinal FM, o Dir3110 inclui uma antena telescópica, como as que víamos nos rádios antigos – à primeira vista pode parecer um pormenor a mais, mas acaba por completar o look. Dois botões circulares que rodam completam o design retro, e são estes que nos permitem escolher as opções que surgem no ecrã TFT de 3,2 polegadas.

O streaming do smartphone para o rádio é feito através de uma aplicação (Hama Smart Radio) e assim não precisa de ter a versão Premium do Spotify. Mas é aqui que vem a grande falha… não é possível fazer streaming dos conteúdos do dispositivo ou de outros fornecedores de música, como o Apple Music: para isso terá de ligar o smartphone ao rádio através de USB ou Aux In, já que a Hama não adicionou Bluetooth ao Dir3110.

As estações de rádio podem ser portuguesas ou de outro país porque é possível ouvir rádio através da Internet, já que o rádio se liga ao Wi-Fi. Além disso é ainda possível optar entre DAB e DBA+. Por outro lado, também pode ligá-lo em LAN.

Ainda assim, a app é muito intuitiva e tem bom aspecto, mas precisava de algo que permitisse contornar o problema do teclado. É que para escrever (por exemplo a palavra-passe da rede wireless) temos de passar por todos os caracteres. Apesar de vir equipado com um comando, a circulação pelos caracteres é feita do mesmo modo, um de cada vez.

Apesar de a qualidade de som ser bastante boa, o volume máximo não é muito alto, centrando o som numa única divisão. Ainda a tempo do Verão, a Hama vai lançar uma actualização de firmware que vai permitir que este equipamento se conecte a outros para criar um sistema multiroom – e é aqui que o valor do Dir3110 se eleva. Uma vez que a maioria das pessoas que tem interesse num sistema multiroom utiliza o Spotify, e como o retro ainda está na moda, não será difícil encontrar quem queira ter um rádio destes.

Exit mobile version