Reforce a segurança da sua Apple ID

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Já foi há dois anos que a Apple esteve debaixo de fogo quando várias celebridades viram as suas contas hackadas, Por causa disto, várias fotos pessoais e íntimas chegaram à Internet e foram partilhadas milhares de vezes. Segundo vários peritos em segurança, isto nunca teria acontecido se a Apple tivesse disponível uma técnica de segurança conhecida como a ‘Verificação em dois passos’. Se isto existisse, cada vez que tentássemos entrar numa conta iCloud, seria enviado um pin para o número de telefone, que serviria para fazer login. O que acontece agora é a disponibilização da ‘Autenticação de dois fatores’, que pode ser ligada em qualquer iPhone, iPad ou Mac. Neste tutorial vamos ensinar-lhe a usar esta funcionalidade e ver como funciona. A forma mais fácil de ligar a Autenticação de dois fatores é no site appleid.apple.com. Para já, a única coisa de que precisa para entrar na sua área de utilizador é o e-mail e a password da sua conta iCloud. Para já…

1
Quando estiver dentro da área de gestão de conta, vá ao separador ‘Segurança’ e clique em ‘Começar’. Provavelmente, esta será a primeira vez que vai activar esta funcionalidade, por isso é provável que tenha de esperar até três dias para que a Apple lhe conceda o acesso.

2
Assim que receber o e-mail que confirma a inscrição na ‘Confirmação de dois Passos’, estará automaticamente elegível para ter esta forma de segurança nos seus dispositivos Apple que tenham conta iCloud.

3
De volta à página Apple ID, volte a fazer o descrito no Passo 1. Agora, ser-lhe-á pedido que responda a duas perguntas de segurança para que possa fazer alterações na sua conta.


4
Logo que responda às perguntas, vai ter de fazer uma verificação de segurança com um código que a Apple lhe vai enviar para o telemóvel. Para isso indique o número do mesmo e, depois de receber a SMS, digite a senha numérica que recebeu na página Apple ID.

5
Vai poder enviar mais códigos de confirmação para outros iPhones, iPads ou iPodsTouch que use com a sua conta. Basta clicar em ‘Confirmar’ à frente de cada terminal para que lhe seja atribuído um código; mesmo que não tenha um cartão SIM, recebe à mesma o código que aparece sob forma de uma notificação no centro do ecrã.

6

Como forma de garantir que tem sempre acesso à sua conta, mesmo que se esqueça da password, a Apple gera-lhe uma chave de recuperação para usar como último recurso. Siga a sugestão da empresa: imprima-a ou anote-a, mas nunca a guarde no computador. Faça isto já antes de seguir para o próximo passo, já que a Apple lhe vai pedir para digitar esta chave.


7
Agora, sim: chega finalmente a altura em que vai ter a confirmação em dois passos activada. Para terminar, basta que concorde com as condições da marca e que clique em ‘Ativar a confirmação em dois passos.’ A Apple vai enviar-lhe um e-mail em como activou a confirmação em dois passos.

8
A partir daqui, sempre que tentar usar a sua conta iCloud nos vários terminais compatíveis, vai ter de usar um código que é enviado para um dos seus dispositivos de confiança.

Conclusão

Este recurso de segurança é obrigatório para todos os utilizadores de dispositivos da maçã. Com uma activação em dois passos, ficamos com a certeza de que só nós podemos entrar na nossa conta, uma vez que isso está dependente do envio de um código único para um dispositivo de confiança, seja ele um iPhone ou um iPad.

Contudo, a Apple devia ter um código de confirmação composto por seis dígitos e não apenas por quatro, já que esta é a norma neste tipo de activação em dois passos, como acontece com o Facebook. Nunca se esqueça de que tem de ter o seu terminal iOS junto de si para que consiga usar o código de forma imediata.

Se tiver o dispositivo bloqueado, vai precisar de o desbloquear para ver o mesmo. Isto acontece para que o número não seja visto por qualquer pessoa, no ecrã de standby do dispositivo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version