Recupere os ficheiros que perdeu quando actualizou para o Windows 10

A actualização para o Windows 10 levou muitos utilizadores a perderem ficheiros que tinham nas suas versões anteriores do sistema operativo da Microsoft. Existem várias maneiras de os recuperar...
windows-10

A actualização para o Windows 10 levou muitos utilizadores a perderem ficheiros que tinham nas suas versões anteriores do sistema operativo da Microsoft. Existem várias maneiras de os recuperar e nós explicamos quais são.

Passo 1

Se actualizou recentemente o seu computador para o Windows 10 e não consegue encontrar os seus ficheiros, provavelmente é porque o Windows o ligou a um perfil temporário. Esta é uma conta de utilizador adicional que a Microsoft cria durante o processo de actualização. Para verificar se está ligado a esse perfil, vá a ‘Definições’ no menu Iniciar, ‘Contas’ e clique em ‘Sincronizar as suas definições’, no painel do lado esquerdo. Se vir uma mensagem no topo a dizer ‘Está ligado com um perfil temporário. As opções de roaming estão indisponíveis’, siga para o passo 2. Se não siga para o passo 3.

Passo 1

Passo 2

No caso de ter criado ficheiros novos antes de perceber que não estava a usar o seu perfil, assegure-se de que os guarda no disco extreno ou na cloud (como o Dropbox ou o OneDrive), porque não terá acesso a eles quando se registar com a sua conta normal. Para se ligar à sua conta, reinicie o computador, escolha a sua conta na página de login e registe-se. Deverá ver todos os seus ficheiros, definições e programas, exactamente como estavam antes da actualização.

Passo 2

Passo 3

Este passo só funciona se fez a actualização do PC nos últimos trinta dias (salte para o próximo passo se não se enquadra). O Windows guarda uma cópia do sistema operativo anterior e todos os seus ficheiros durante trinta dias, para o caso de os querer recuperar. Para aceder a estes ficheiros, abra a ‘Este PC’ > ‘Disco Local (C:)’ e vá até à pasta ‘Windows.old’. Agora carregue em ‘Utilizadores’ e, depois, no nome de utilizador do seu PC. Verá todos os ficheiros nas pastas correctas. Copie e mova-os para o PC actualizado. O Windows apaga esta pasta automaticamente após trinta dias.

Passo 3

Passo 4

No caso de se ter registado com a sua conta Microsoft (Hotmail ou Outlook) quando o Windows 10 ligou pela primeira vez, então é possível que a sua conta de utilizador antiga tenha sido desactivada, bloqueando os seus ficheiros. Nesta situação precisa de reactivar a sua conta antiga de Administrador e fazer login, para aceder aos documentos. Para isso, escreva Gestão de Computadores na barra de pesquisa do menu iniciar e abra-a. Clique no menu dropdown ao lado de ‘Utilizadores e Grupos Locais’ e depois na pasta ‘Utilizadores’.

Passo 4

Passo 5

Verá a listagem de todas as contas de utilizadores (incluindo as de versões anteriores do Windows). Se o ícone da conta de Administrador tiver uma seta para baixo, a sua conta foi desactivada durante o upgrade. Para a activar, faça duplo clique no ícone do Admininstrador. Na caixa de Propriedades que abre, desmarque a opção ‘A conta está desativada’, depois clique em ‘Aplicar’ e ‘OK’. Agora reinicie o computador. Quando este arrancar escolha a sua conta de Administrador anterior e faça login para aceder aos seus ficheiros.

Passo 5

Passo 6

Se continua a não conseguir encontrar os seus ficheiros, é provável que o Windows os tenha movido para uma localização diferente durante o processo de actualização. Nesse caso, faça uma pesquisa por um desses ficheiros. Pode procurá-lo no menu Iniciar pelo nome (como fotos férias) ou pelo tipo de ficheiro (*.doc, *.jpg ou *.mp3). Se encontrar o documento nos resultados da pesquisa, clique com o botão direito e depois em ‘Abrir localização do ficheiro’. Agora mova-o para qualquer local do PC.

Passo 6

Passo 7

Na eventualidade de ainda não ter conseguido encontrar os ficheiros que quer, isso significa que podem ter sido movidos para uma pasta escondida no seu PC e não vão aparecer nos resultados de pesquisa, a não ser que os revele. Digite ‘Mostrar ficheiros’ e pastas ocultos na barra de pesquisa do menu Iniciar e escolha o primeiro resultado. Seleccione ‘Mostrar pastas, unidades e ficheiros ocultos’, clique em Aplicar e depois em ‘OK’. Descubra o seu ficheiro e copie-o para o seu PC (veja o passo 6).

Passo 7

Passo 8

Se nem isto funcionar, escreva opções de indexação e carregue não primeiro resultado. Agora clique no botão ‘Avançadas’, depois no link ‘Resolução de problemas de pesquisa e indexação’. Aguarde enquanto o Windows detecta o problema e depois escolha ‘os ficheiros não são apresentados nos resultados da pesquisa’, clique ‘Seguinte’ e siga as instruções.

Passo 8

Passo 9

Este último método é útil quando não consegue encontrar um ficheiro específico, como um documento, folha de cálculo ou fotografia. O Windows guarda uma cópia dos ficheiros em intervalos regulares como ‘Versões anteriores’. Clique com o botão direito do rato sobre qualquer ficheiro Word ou Excel, carregue em ‘Propriedades’ e depois vá até ao separador ‘Versões anteriores’ para as ver. Pode reverter estas versões facilmente, clicando na versão que quer, depois clique em ‘Restaurar’.

Passo 9

Passo 10

A Microsoft disse que por vezes é possível enganar o Windows para recuperar uma versão mais antiga, criando um novo ficheiro com o mesmo nome e formato. Assim, por exemplo, se não consegue localizar um documento Word, só tem de criar um novo com o mesmo nome. Agora clique com o botão direito no novo ficheiro, depois carregue em ‘Restaurar versões anteriores’. Se vir algum item listado no separador Versões anteriores, escolha o que quer e por fim carregue em ‘Restaurar’.

Passo 10

Categorias
Guia completo
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link